terça-feira, 29 de setembro de 2020

Horror Gótico Romântico.

 .Gótico-Originado dos Godos,Alemanha.Designa:duro,bárbaro. Desde o seculo XVIIII-referencia a coisas distintas,diferentes e excêntricas.

.Horror Romântico Gótico.

Em maio de 1816,Mary Shelley(1797-1851) e seu companheiro ,o poeta Percy Shelley viajaram de Londres para Genebra.La encontraram Lord Byron e seu medico Polidori. Com as chuvas continuas,Byron fez uma proposta:que cada um escrevesse um conto de terror.O de Byron sobreviveu,o de Mary Shelley também,transformando-se em um dos grandes mitos modernos-a historia de Frankenstein. Viktor Frankenstein e´um jovem cientista ,obcecado pela ideia de geração de vida.,e torna-se capaz de animar vida humana.Com a utilização de restos mortais,colhidos em cemitérios e a utilização de eletroquímica;cria um ser extraordinário,com 2.40 de altura,vida e inteligencia.Quando a criatura abre os olhos,o cientista abandona o projeto,arrependido.A criatura e´uma alma sensível ,no entanto,sua presença cria panico e ódio nos humanos de quem se aproxima.Escondido em uma floresta,faz o aprendizado do "Beau Savage".Passa a observar a vida dos camponeses De Lacey,com quem aprende ,ao ouvi-los falar.Encontra alguns livros na cabana:Werther-Goethe;Paraíso Perdido-Milton.Aprende a ler e vê no "Paraíso" sua própria historia,como o anjo decaído e Adão expulso.Ao tentar se aproximar dos De Lacey e´escorraçado.

Sua inclinação pelo afeto torna-se rancor,e ele começa a procurar Frankenstein,que lhe dera vida e solidão.Ao pe´do Mont Blanc,O monstro exige que o cientista lhe de uma companheira,com quem pretende fugir.A principio,o cientista concorda,mas recua,transformando o ser em homicida,cuja carreira de crimes culmina com o assassinato da noiva do cientista,na noite de nupcias,Elizabeth.

A partir dai ocorre uma perseguição -com alternâncias -ate o polo norte,testemunhada pelo capitão Walton-narrador do texto.O livro inaugura a Ficção Cientifica ,antecipando características exploradas ainda hoje:Antagonismo Ciência e Natureza;Responsabilidade social do cientista:Criatura x Criador;Castigo aos homens que pretendem ultrapassar os próprios limites e usurpar a divindade. Temática retomada por Kubrick,em "2001",de 1967.No clima Romântico em que surgiu ,a obra e´uma reação ao desenvolvimento técnico acelerado ligado ao fenômeno industrial,fato dominante nos últimos seculos.E´também o elogio da sentimentalidade individual: ninguém mais sentimental que o ser de Mary Shelley, ninguém melhor que ele,único de sua especie.

Prometeu Abandonado.

A família Shelley transpirava Literatura,a mãe era uma escritora feminista-Mary wollstonecraft;o pai William Goodney era escritor,filosofo e ativista.Cria que a rejeição social corrompe. Shelley e Byron discutiram sobre ideias de Darwin,tambem sobre Humprey Davy-identificou o sódio e o potássio. O subtitulo da obra e´"O Prometeu Moderno",influencia de Byron e Prometeu Libertado de Shelley.Por Que Prometeu ? Porque ele contrariou os deuses para dar o fogo ao homem.Na metáfora de Mary,o fogo e´vida.Alem da superfície Romântica,a sensibilidade pessoal contra a estupidez da razão e a ignorância da massa;o deciframento que permite compreender a profundidade romântica de Shelley.

O monstro,produto da ciência,se vê excluído do mundo rural -espaço da narrativa-pouco cenário urbano;e ate do mundo selvagem-polo norte.Ideologia Romântica-O homem,demasiado humano,produto da natureza,perdido no mundo que se transformou em maquinismo.Ao contrario de Oracula ,de Bram Stoker,1887,período já industrial.A criatura vem do passado,da periferia Europeia,origem nobre-sua comunicação e´o sangue.O cenário e´urbano,2\3 da obra transcorrem em Londres.O monstro e´insensível,e sua interdição e´da vida para a morte.

Obs. Mary Shelley tinha apenas 19 anos quando criou "Frankenstein."

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário