sábado, 5 de junho de 2021

Gregos Arcaicos.

 

Qual é a origem dos gregos do período arcaico?

A chegada das tribos gregas

De onde realmente vieram os gregos e como eles chegaram ao seu país?

Os primeiros habitantes chegaram aos territórios da Grécia há cerca de 40.000 anos. Eles viviam em cavernas e subsistiam - como quase todos os membros da família homo na época – da caça e recoleção. Estes habitantes originais, por volta de 6000 aC., viram chegar novos grupos de imigrantes, provenientes do Oriente, que introduziram a produção agrícola. Embora o território montanhoso da Grécia não seja o mais adequado para a agricultura, as boas condições naturais compensaram a falta de terras adequadas. Por volta do ano 3000 aC. os habitantes na Grécia criaram uma técnica que marcou época (mas certamente não foram os primeiros) de uma liga de cobre e estanho - o bronze. Novas ferramentas de metal tornaram o trabalho mais fácil e aumentaram os rendimentos na agricultura.

Graças a uma agricultura mais eficiente, muitos agricultores produziam mais do que consumiam. Eles poderiam então trocar esse excedente por outros bens. Algumas pessoas então começaram a ganhar a vida como artesãos. Graças ao comércio, as pessoas começaram a enriquecer, a população aumentou e surgiram as primeiras cidades. Surpreendentemente, as pequenas ilhas Cíclades alcançaram o maior desenvolvimento entre 2.600 e 2.000 aC, que dominou amplamente o comércio na região. Na virada do terceiro e segundo milênio, essas ilhas - pequenas demais para um grande desenvolvimento - foram substituídas por Creta, onde foi criada a mais antiga civilização europeia desenvolvida.

Na época em que Creta atingiu o seu status de potência regional, as primeiras tribos, mais tarde chamadas coletivamente de gregas (Helenos), invadiram a Grécia continental e a Ásia Menor. Eles vieram originalmente em parte do Danúbio e talvez em parte das estepes do sul da Rússia. À população indígena, que os próprios gregos chamavam de Pelasgos, e foram subjugados por uma migração maciça destes indo-europeus.

Não devemos ainda associar as novas tribos à Grécia desenvolvida posteriormente, elas eram praticamente ainda muito primitivos. Por volta de 1800 AC a primeira tribo que conhecemos pelo nome na Grécia individualizou-se - os poderosos Aqueus. Segundo eles, aliás, dois milênios depois, a Grécia tinha o nome de província romana de Achea. Em todo caso, os aqueus penetraram no Peloponeso e alcançaram algumas ilhas. Foram eles que deram origem às famosas cidades de Homero, como as "Micenas ricas em ouro" e a "forte Tyrin".

(Guerreiros Aqueus 3000-1245 AC)

Outra tribo recém-chegada deram origem aos jônios, que em meados do segundo milênio aC. se estabeleceram na Ática e também nas ilhas do Mar Egeu e parte da costa da Ásia Menor. Eles tinham dois principais centros culturais e de poder - Atenas na Grécia e Éfeso na Ásia Menor.

No início do século 12 aC uma última onda de imigrantes inundou o país. Eles tinham o nome de Dorios. É possível que não tenham vindo de muito longe, mas viveram durante algum tempo no "átrio" da Grécia, nos Bálcãs. É com a chegada da tribo dórica que se associa a queda da cultura micênica, dos aqueus e o início da "idade média grega", no qual essa tribo passou a ocupar a vanguarda do desenvolvimento na Grécia. As tribos recém-chegadas estabeleceram-se principalmente no sul do Peloponeso, onde escolheram a fortaleza micênica de Esparta como centro. Além disso, eles também controlavam Creta e as ilhas mais ao sul do Mar Egeu.

(Dório a socializar com um aqueu)

Além dessas três tribos, vieram outros colonos, também muito importantes. A parte norte da Grécia, por exemplo, era governada por tribos mistas de Eólios e os Etólios, seus vizinhos no norte eram macedônios - para muitos quase não gregos - e no oeste os Epiros.

Para resumir um pouco - o norte foi dominado pelas tribos Aiol, o leste pelos jônios e o sul pelos dórios, junto com os remanescentes dos aqueus e arcadianos. Todos esses grupos falavam um dialeto um pouco diferente e tinham certas peculiaridades na tradição e na base psicológica, mas todos se sentiam gregos - Helenos. Esse pertencimento desempenhou um grande papel na história posterior

Os gregos são a mais antiga nação europeia conhecida. Eles habitam em sua terra natal continuamente por 4.000 anos, com os primeiros 500 anos documentados por achados arqueológicos, e o restante pelos próprios gregos.

Uma parte integrante da Grécia foi por muito tempo também a Ásia Menor, que foi habitada por tribos de origem grega logo após seu assentamento na Grécia continental.

Nota do tradutor: Os gregos eram um povo de origem indo-europeia, os primeiros de que temos noticia na história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário