quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Wegener.

 

Quais são algumas pessoas que o mundo pensava serem malucas, mas estavam certas o tempo todo?

Alfred Wegener

Em 1912, ele olhou para um mapa e pensou: "sabe, a África e a América do Sul meio que parece que foram parte de um grande continente que se dividiu em duas partes. E pensando bem, a Antártica meio que se encaixa lá também... e, bem, todo o resto.

Ele olhou mais de perto as plataformas continentais e descobriu que o ajuste era ainda melhor. Além dos padrões de fósseis conectados através das fronteiras continentais.

O que ele não especulou foi o que fez os continentes se separarem, e sua estimativa da velocidade de deriva estava muito errada. Por essas razões e porque toda a ideia era um desafio tão escandaloso para a sabedoria convencional em geologia, sua teoria se amontoou com desprezo nas décadas seguintes. Quando eu estava no colégio, a deriva continental ainda era considerada uma ideia desacreditada na linha da alquimia e do flogisto.

Levantamentos geomagnéticos nas décadas de 1950 e 1960 forneceram evidências muito convincentes em apoio ao movimento continental, e foram propostos mecanismos baseados na convecção no manto da Terra que se encaixam bem nas observações. As placas tectônicas, que parecem muito mais científicas do que a deriva continental, mas que é realmente a mesma coisa, tornou-se não apenas aceita, mas a ideia central da geofísica na década de 1970.

Infelizmente, Alfred Wegener morreu em 1930 e não viveu para ver a redenção de suas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário