terça-feira, 28 de setembro de 2021

Pompeia.

 

Quando as ruínas de Pompeia foram encontradas?

O local nunca foi completamente esquecido, pois a região foi sempre densamente habitada. A população local da Renascença se referia ao local como "a cidade", embora a "cidade" estivesse enterrada há um milênio e meio. Há até mesmo uma cópia medieval de um mapa romano que registrou fielmente a localização de Pompeia mil anos depois que a cidade foi enterrada.

Dito isto, apenas um antiquário realmente dedicado teria realmente sabido que havia alguma razão para procurar Pompeia. A cidade foi enterrada sob seis ou sete metros de cinzas vulcânicas. No rescaldo imediato da erupção, há evidências de que os garimpeiros romanos tentaram chegar à cidade e aos seus tesouros enterrados - mas com o tempo as cinzas solidificaram-se e se tornaram algo mais parecido com rocha, dificultando a escavação. A região também mudou radicalmente: embora hoje a cidade seja uns dois quilômetros para o interior, no seu apogeu era uma cidade portuária ribeirinha. Assim, a vontade de reutilizar o local não era forte: a razão econômica e estratégica da cidade tinha desaparecido sob a pedra-pomes vulcânica.

É provável que construtores ao longo dos séculos tenham tentando pegar pedaços de Pompeia mais de uma vez. No entanto, o primeiro registro destas descobertas foi feito pelo arquiteto Domenico Fontana (mais famoso por suas contribuições a São Pedro em Roma) que é encontrado em alguns afrescos romanos de durante a construção na década de 1590.

"Nos anos 1594-1600, o arquitecto Domenico Fontana escavou este canal para transportar as águas do rio Sarno até à fábrica de armas em Torre Annunziata. Durante a sua construção apareceram, pela primeira vez, as ruínas de Pompeia".

Foto: TripAdvisor: прочтите отзывы, сравните цены и забронируйте

No entanto, o significado da descoberta não foi imediatamente óbvio - os italianos dificilmente se surpreendiam com as antiguidades ao escavar. No entanto, como a região ficou mais próspera (Nápoles tornou-se a segunda maior cidade da Europa no século XVII) mais e mais itens apareceram. As escavações deliberadas começaram com o rei Carlo (III se você é espanhol, mas VIII se você é de Nápoles) em 1738.



Nenhum comentário:

Postar um comentário