domingo, 26 de setembro de 2021

TITO X STALIN.

 

Existe uma pessoa na história que enfrentou um ditador?

Traduzido de: https://qr.ae/pGcL5F

Ótima sua pergunta!

Bem, sim, o líder iugoslavo Josip Tito. Esse homem não apenas enfrentou Stalin, mas também o ameaçou.

Deixe-me explicar, Stalin estava constantemente enviando assassinos à Iugoslávia para matar Tito. Mas nenhum teve sucesso, ou foram capturados ou mortos na hora.

Até que um dia, o líder iugoslavo se cansou e enviou uma carta a Stalin dizendo:

“Pare de mandar gente me matar. Já capturamos cinco deles, um com uma bomba e outro com um rifle. [...] Se você não parar de mandar assassinos, vou mandar um para Moscou, e acredite em mim , Não terei que mandar um segundo ".

Depois de receber essa carta, Stalin desistiu de suas tentativas e, surpreendentemente, Tito chegou a viver aos 87 anos, morreu de causas naturais.

Josip Tito também era um ditador.

Ruptura Tito-Stalin – Wikipédia, a enciclopédia livre
A Ruptura Tito-Stalin foi um conflito entre os líderes da República Socialista Federativa da Iugoslávia e da União Soviética , o que resultou na saída da Iugoslávia comunista da Cominform em 1948. Em primeiro lugar, foi dito que foi causada pela deslealdade da Iugoslávia à União Soviética e do socialismo em geral, mas a maior parte das evidências sugere que tinha mais a ver com o orgulho nacionalista do marechal Josip Broz Tito e a recusa de se sujeitar totalmente à vontade do Josef Stalin . Ao contrário dos outros países na Europa ocupada, a Iugoslávia libertou sem grandes apoios diretos dos Aliados ocidentais ou da União Soviética . O Exército Vermelho apenas ajudou os partisans iugoslavos na captura de Belgrado . Josip Broz Tito, determinante na libertação da Iugoslávia, não só reforçou fortemente a sua posição no seu partido e entre o povo iugoslavo, mas também fez com que fosse mais insistente que a Iugoslávia começasse a ter mais espaço para seguir os seus próprios interesses do que os outros líderes da coligação política que tiveram mais razões (e pressões) para reconhecer os esforços soviéticos para ajudá-los a liberar seus próprios países do controle do Eixo . Isto já tinha levado a alguns atritos entre os dois países antes que a Segunda Guerra Mundial acabasse. A ruptura entre Tito e Stálin levaria ao início de um período conhecido na Iugoslávia como Informbiro , entre 1948 e 1955, caracterizado pelo conflito e tensões com a União Soviética . A palavra Informbiro é o modo pelo qual os iugoslavos se referiam ao Cominform , uma abreviação para "Bureau de Informações" . Em 1955, o líder soviético Nikita Khrushchev reconciliar-se-ia com Tito, dando fim ao período, constantemente retratado na cultura popular dos países que formavam a antiga Iugoslávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário