sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Casanova.

.Giacomo Girolamo  Casanova (1725-1798),aventureiro,sedutor e escritor do período iluminista.Em suas memorias,afirmou ter tido 122 amantes.Perseguido e preso pela Inquisição,teve que fugir de Veneza,percorrendo a Europa e o seculo XVIII,com suas aventuras rocambolescas.
Voltou a Veneza,como espião da Inquisição,mas,apos choque com a nobreza,teve que fugir novamente.Terminou seus dias como bibliotecário ,na Boemia.

.Citações:

.Cultivar os prazeres dos sentidos,foi o maior prazer da minha vida.
.Nasci para o sexo feminino,sempre o amei;e fui amado.
.Amei a boa mesa e os objetos feitos para a curiosidade.
.Um homem inteligente pode amar como um louco,jamais como um idiota.
.Qualquer homem que de a conhecer o seu amor por palavras,e´um idiota.As palavras devem ser implícitas,nunca proclamadas diretamente.
.O casamento e´o tumulo do amor.
.Feliz ou infeliz,a vida e´o único tesouro que o homem possui.
.Aquele que não ama a vida,não a merece.
.Economia em prazer não e´para mim.
.O povo e´um animal enorme que não raciocina.
.Amei,fui amado,tive dinheiro e fui feliz.Confesso a mim mesmo.

Stefan Zweig:

.Não havia truques na conquista,seu segredo era a sinceridade do desejo.Não fazia promessas,
nem quebrava corações,tinha relações leais,sensuais e sexuais.
.Não provocava catástrofes,deixava mulheres felizes,que,intactas,saiam das aventuras de volta ao cotidiano.Conquistava,sem destruir.Seduzia,sem desmoralizar.

Referencia: Il Casanova de Federico Felini. 1976.


M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário