quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Julius Ceasar.

Julius Ceasar de William Shakespeare,tragedia de 1599.Como muitos outros títulos de Shakespeare,tem fundamento em fatos e personagens históricos,no caso, da vida republicana Romana.Cesar,embora de nome ao titulo,não e´o personagem central da narrativa;ficando tal função a cargo de :Marco Antonio e Marco Bruto.Vindo da Batalha de munda,na qual césar derrotou os filhos de Pompeu,e pós fim a segunda guerra civil Romana,3\45 AC,Espanha. CF. Apianos. O vencedor foi declarado ditador perpetuo,para incomodo dos nobres conservadores derrotados,auto-intitulados Optimates.Estes temiam que Cesar se auto nomeasse rei,fato intolerável para republicanos.A narrativa trata ,em um primeiro momento,da conspiração desses nobres para assassinar Cesar e impedir seu suposto reinado.Sob a liderança de marco Bruto e com a participação de outros conspiradores,o crime ocorreu ,no senado,em 15\3\ 44 AC.O politico foi esfaqueado diversas vezes,estando indefeso.Antonio,seu fiel escudeiro fora chamado para uma conversa fora do recinto.
Contrafeito,Antonio negocia com os assassinos;pedindo a Bruto apenas o direito de fazer a oração fúnebre do amigo Cesar,na praça do mercado.Marco Antonio ,era o braço direito de césar, leal,corajoso e eloquente.Politico e general,aproveitou a ocasião,para inflamar o povo contra os assassinos do amigo.A oração fúnebre foi eivada de ironias e reverteu a situação contra os conservadores.Plutarco confirma a oratória de Antonio,o conteúdo,deu-nos Shakespeare,com rara beleza.Discurso de Antonio,cf. Shakespeare:
"Nobres Romanos,Amigos,Romanos,Compatriotas,
emprestai-me os ouvidos ,vim sepultar césar e não glorifica-lo.
O mal que os homens fazem,perdura depois eles;o bem e´sepultado com os ossos .Que assim seja com Cesar.O nobre Brutus disse que Cesar foi ambiciosos ,se assim foi,e´um crime grave.Cesar pagou por ele gravemente.Aqui com a permissão de Brutus e dos outros-Brutus e´um homem honrado,como os demais,também honrados- venho falar no funeral de Cesar.Ele era meu amigo,justo e leal comigo.Mas Brutus disse que Cesar era ambicioso.E Brutus e´um homem honrado.Ele comprou muitos escravos para Roma,que melhoraram os tesouros do cofre da cidade.Cesar parecia ambicioso?
Quando os pobres se lamentavam,Cesar chorava.A ambição deve ter um coração mais duro.
Porem Brutus disse que ele era um homem ambicioso e Brutus e´um homem honrado.Todos viram que lhe ofereci 3 vezes a coroa real e ele recusou.Isso foi ambição ?Mas Brutus disse que ele e´ambicioso e,sem duvida,Brutus e´um homem honrado.Não desaprovo o que Brutus disse,mas falo daquilo que conheço ,todos já o amaram,por muitas causas.Por que não o pranteiam ?
Inteligencia,onde estas? Os homens perderam o juízo...
 Desculpem-me,meu coração esta com Cesar.Preciso esperar que ate´que ele volte para mim...(Pausa)
*Comentários da Turba:Acho que tem razão;\Cometeram um grande erro;\Um pior pode substituir Cesar;\Note-não aceitou a coroa;Não era ,certamente,ambicioso;\Não ha em Roma,homem mais nobre que Antonio.\
Ainda ontem a palavra de Cesar era fortíssima. Retomando Antonio,Agora,ele jaz e nem o mais miserável lhe rende homenagem.Se eu quisesse levar-vos ao motim,a cólera,seria injusto com Brutus e Cassius,que são,com certeza,homens honrados.Não cometeria tal injustiça,erraria para comigo e convosco ,homens honrados;tenho aqui um pergaminho com o selo de Cesar.Encontrei-o em seu gabinete,são suas ultimas vontades.Ouça o povo esse testamento,desculpai-me não pretendo lê-lo.Ira beijar o corpo de Cesar,tingindo os lenços de sangue,mendigara um fio de cabelo como relíquia e quando morrer o mencionara no testamento.
Turba-Queremos ouvir o testamento !
Silencio!Sejam pacientes! Não devo lê-lo.Não convêm que saibam que Cesar vos amava ! Não sois de pedra ou pau,sois humanos!Ao ouvirem o testamento de Cesar ficareis inflamados,enlouquecidos.
Não e´bom que saibam que são herdeiros dele.Se souberem o que farão?
Turba-Queremos ouvi-lo.\Leia!.
Fui longe contando isso,não quero ser injusto com os homens honrados que mataram Cesar.E´o que temo!
Turba-Os honrados são traidores.\O que diz o testamento?.\
Querem então que eu leia o testamento de Cesar?
Turba-Isto.\Leia.\Pois então deixa-me mostrar aquele que fez o testamento.Posso descer?Tenho sua permissão ? Aquietai-vos.Todos conheciam este manto,lembro-me da primeira vez que ele usou numa tarde de verão,em sua barraca.,no dia em que venceu os nérvios. Aqui penetrou o punhal de Cassius,olhem o talho que abriu o invejoso Casca.Aqui,o ousado Brutus o golpeou ,ao retirar o aço,o sangue de Cesar jorrou.Sabeis que Brutus era o anjo de Cesar.Julgai,deuses,como Cesar o amava.Foi o mais cruel dos golpes,pois quando o nobre Cesar percebeu a ingratidão.esta o venceu impiedosamente.Então,cobrindo o rosto com o manto Cesar caiu na base da estatua de Pompeu,com o corpo vertendo sangue.Que queda,compatriotas!Naquele momento todos caímos,sucumbindo a traição.Por Que Choram ?So viram as feridas do manto.Ponham as vossas mãos!Aqui esta ele retalhado pelos traidores...
Turba. Lamentável\Nobre Cesar.\
Não me deixem incitar-vos a revolta.Os que fizeram isso são honrados...Que razões secretas tinham para fazer isso,não sei.Sensatos e honrados,apresentarão os motivos.Não vim aqui roubar vossos corações,não sou orador como Brutus,apenas um homem franco,que amava seu amigo.Disso sabem os que me permitiram falar sobre ele.Não tenho espirito,nem palavras,com força para excitar o sangue dos homens.Falo francamente o que todos já sabem.Mostro as feridas de Cesar e peço a essas bocas que falem por mim.Se eu fosse Brutus e Brutus Antonio,esse Antonio perturbaria a serenidade de vossos espíritos e poria uma língua em cada ferida de Cesar,capaz de mover cada uma das pedras de Roma.E voltar atras!Ouvi-me Compatriotas.Ainda falo.!Amigos,não sabeis o que ides fazer .Que fez Cesar para merecer vosso afeto?
Não sabeis.Devo dizer-vos...esqueceram do testamento!
Ei-lo com o selo de Cesar.A cada cidadão Romano ele lega,75 Dracmas,alem disso,ele vos deixa todos os seus passeios,jardins particulares e pomares.,deste lado direito do Tibre,perpetuamente e também os parques públicos para que possam passear e se divertir.
Este era um césar!Quando aparecera outro?
Turba-Cesar.Nunca.Vamos.Queimemos o corpo em local sagrado.
Incendiemos a casa dos traidores.
.Que o veneno faça seu efeito,Discórdia já esta de pé!`Tomas o caminho que quiseres.!".
Como consequência,os assassinos de Cesar fogem de Roma,indo para a Grécia.
O Segundo triunvirato e´formado:Antonio\Otávio e Lépido. X assassinos de Cesar,liderados por Brutus e e Cassius.Nova Guerra civil acontece.Apos confrontos,a batalha final ocorre em Filipos,em 23\10\42 AC,solo Grego.Com vitoria definitiva dos Triúnviros contra os Liberatores. Antonio massacra Cássio,que se mata;para em seguida derrotar Brutus,que também se mata.
Sobre Brutus,disse Antonio:
Foi o mais nobre dos Romanos.Foi o conspirador que não agiu por inveja de Cesar.Pensava no interesse do bem publico.Este foi um homem.

Versões para o Cinema:
Julius Ceasar.1953.D.Fred Zinneman.Brando como Antonio.
Julius Ceasar.1970.DStuart Burge.Heston como Antonio.


M.



Nenhum comentário:

Postar um comentário