domingo, 29 de dezembro de 2019

Teseu.

.Minos, Pasifae e o touro.

Minos,filho de Zeus e Europa,reinava em Creta,sob os auspícios de Poseidon,que fizera sair do mar um touro,prova da dadiva divinal .Minos prometeu sacrifica-lo ao deus dos Oceanos,mas,encantado com o animal,manteve-o em seu rebanho.Irado,Poseidon enlouqueceu o animal ,que fugiu e provocou estragos.Ademais,o deus, inspirou em Pasifae,esposa do rei,um desejo incontrolável pelo animal !
Pasifae era filha de Helio,conforme outra versão;esse desejo foi estimulado por Afrodite ,como vingança contra o deus -sol,que expusera o romance dela com Ares.
De qualquer modo,Pasifae convenceu Dédalo-sábio da corte-a construir uma vaca de madeira.Entrou nela e foi possuída pelo touro.Finalmente,o touro foi vencido por Heracles.A rainha deu a luz a um monstro;corpo humano e cabeça de touro,o Minotauro,toro de Minos,canibal.

.Teseu e o Minotauro.

Androgeu,um dos filhos de Minos,era um atleta notável,tendo vencido todas as modalidades de um festival promovido pelos Atenienses.
Ha´duas versões:ou foi morto pelos vencidos com inveja ou pelo touro que assolava Maratona.
De todo modo,Minos declarou guerra a Atenas,venceu e estabeleceu um tributo; a cada três anos,os atenienses teriam mandar a Creta ,7 rapazes e 7 moças a serem oferecidos a besta ,em seu labirinto;o Minotauro.Se o monstro morresse,o tributo findaria.
Quando da terceira remessa,Teseu,chegado a pouco a Atenas,voluntariou-se para ir a Creta,como um dos sacrifícios.Egeu,o rei,seu pai,concordou e combinou com ele um sinal;se tudo fosse bem,o barco voltaria com velas brancas;ao contrario,velas negras.
Em Creta,Ariadne,filha de Minos,apaixonou-se por Teseu,dando a ele um novelo de lã para orienta-lo no labirinto e achar a saída. Teseu  enfrentou e venceu a criatura,saindo do labirinto.Sabotou os navios Cretenses e retornou a Atenas com os companheiros e Ariadne.
Em uma parada na ilha de Naxos,Ariadne desapareceu ou foi abandonada.Foi,depois,tomada como esposa pelo deus Dionísio. Próximo de Atenas,esqueceu o combinado e não colocou as velas brancas.
Em Atenas,Egeu,vendo velas negras,entendeu que seu filho único havia morrido.Atirou-se ao mar,que ate´hoje leva seu nome.

Obs. Essa lenda refere-se,provavelmente,a antiga tradição de que os minoicos dominaram cidades da Grécia Continental,por algum tempo.

M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário