quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Mitologia-O olhar que mata.

.Na Cidade de Argos,ha´uma torre de bronze com janelas com grossas barras.Na sombria prisão ,esta Danãe,filha do rei Acrísio,que chora com amargura.E´que seu pai,temendo ser morto pelo filho que um dia ela poderia ter-conforme antiga profecia-resolveu prende-la por toda a vida.Isolando a filha do contato humano,o rei espera evitar o destino previsto no oraculo.
Certa noite,uma gota de chuva começou a cair ,por entre as grades da janela.Zeus,senhor do Olimpo,assumira a forma para penetrar o quarto e a princesa.Alguns meses depois,nasce um filho,Perseu.Ao aber,Acrísio,irado,manda fecha-los em uma caixa de madeira e os atira ao mar.
Apos vagarem a deriva,em uma ilha chamada Sefiro,são recolhidos por um pescador Dictis,que os leva ao rei ,Polidectes;que acolhe os exilados.Com o tempo,o rei pretende casar com Danae e para se ver livre do jovem Perseu,da-lhe a missão de trazer a cabeça da górgona Medusa.
Esse monstro horrível fora uma bela sacerdotisa,hoje;no entanto,tem os cabelos formados por serpentes,dentes compridos língua e cauda de serpente.Pior,seu olhar,e´capaz de transformar em pedra todos os que ousarem olha-la diretamente! Portanto,Polidectes quer que Perseu,morra!
Os Deuses,no entanto,tinham outros planos...
Atena,inimiga de Medusa,resolve ajudar Perseu;da-lhe um escudo brilhante como um espelho,Hermes fornece uma foice afiada e sandálias aladas ,alem do elmo de Hades. Equipado,o herói parte para enfrentar a criatura.No ocidente,onde vive a górgona,a paisagem e´desolada e macabra. Não ha pássaros,nem seres vivos;somente estatuas dos que foram petrificados pelo olhar de Medusa.Prudente,Perseu se aproxima do monstrengo,sem olhar para ela.Fixa os olhos no escudo de Atena e orienta-se pelo reflexo da criatura.
Logo se aproxima da besta,cujos cabelos silvam,agitados.Com um unico golpe de foice,decapita medusa,toma a cabeça-sem olhar-e foge com ela,metida em um saco.
Do pescoço decepado nascem Pega-o,cavalo alado e Crisaor,guerreiro da espada de ouro.
Perseguido pelas irmãs de Medusa,Perseu escapa usando o capacete que o torna invisível e as sandálias aladas.
Na volta,para na Etiópia,do rei Cefeu,Cujo país esta devastado por um diluvio e um monstro marinho.
Tal castigo se deve a comentário infeliz da rainha fútil rainha Cassiopeia,que ofendeu os deuses.
Para aplacar a ira dos deuses,Andrômeda e´oferecida em sacrifício ao monstro marinho.
Ao chegar la,vê a filha do rei acorrentada a um rochedo,fustigada pelas ondas.O herói propõe salvar a princesa,com a condição de se casar com ela e leva-la para a Grécia.
Com a anuência de Cefeu,Perseu combate e degola o monstro. Andrômeda nos braços de seu salvador,não contava com a traição do pai,que não pretende honrar o acordo.Perseu enfrenta um pequeno exercito e quando se vê cercado pelos inimigos,utiliza a cabeça de Medusa para transforma-los em pedra.Com a noiva volta a Sefiro,onde descobre que a mãe e o pescador Dictis,refugiaram-se em um templo.O rei e seus convivas estão em um banquete e troçam de Perseu quando este diz ter matado Medusa. Contrariado,o semi-deus,mostra a cabeça da górgona,petrificando todos.O herói deixa o trono de Sefiro com Dictis e retorna com Danãe e Andromeda para Argos.La´,ao participar de jogos,no lançamento de disco,arremessa com muita força o pesado objeto de metal.O disco,obedecendo a vontade dos deuses,atinge um espectador: Acrísio,seu avo.A previsão do oraculo se cumpriu!Triste,Perseu recusa o trono de Argos,mas aceita o de Tirinto,cidade que com ele,conhecera paz e prosperidade.


M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário