domingo, 10 de outubro de 2021

Vespasianus imperator.

 


Pode ser uma imagem de monumento
ASSALTO A CASTRA PRAETÓRIA
Em dezembro de 69 d. C., O ano dos quatro imperadores, as legiões leais a Vespasiano encontraram uma resistência pertinada quando entraram em Roma. Com efeito, apesar de os adeptos de Vitelio serem principalmente civis, estes causaram bastantes baixas durante o combate urbano. Mesmo quando o exército flavio conseguiu se impor, restava um último bastião leal ao Vitelio: ′′ Castra Praetoria ", ou seja, o acampamento pretoriano.
Três coortes pretorianas esperavam; no entanto, as legiões flavias contavam com antigas tropas da guarda. Certamente que a guarda pretoriana do já falecido imperador Oton tinha sido dissolvida e substituída por uma viteliana, pelo que os ex-membros concertaram apoiar a causa de Vespasiano, apesar de este ainda não ter chegado à urbe.
Para confirmar a sua lealdade, nas suas ′′ scuta ′′ inscreveram ′′ VESPASIANVS IMP [ERATOR]". Estes escudos, além disso, são retangulares contraste com o equipado pelos pretorianos, que são ovais e apreciados no fundo. Os antigos pretorianos, pois, equipam a panóplia das legiões, pois deveriam ter entregue a sua quando foram depósitos pelos vitelianos. No entanto, depois de um combate encontrado, as tropas flavias conseguiram derrotar os pretorianos de Vitelio e capturar o acampamento.
Ilustração: Sean Ó ' Brógáin para um número de Osprey Publishing intitulado: ′′ Roman Guardsman 62 BC-AD 324 ".
- Casares
 
Ver original
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário