domingo, 31 de outubro de 2021

Vida em Esparta.

 

O que acontecia com os espartanos que eram aleijados durante uma guerra e não podiam mais lutar?

Todos os espartanos tinha um estado, um kleros, que era grande o suficiente para sustentar economicamente eles e suas famílias. O trabalho de agricultura no kleros era feito pelos hilotas neles, então ferimentos não impediriam, de forma alguma, que os espartanos se aposentassem e vivessem como senhores nos seus estados.

Contudo, dependendo da natureza dos ferimentos, existiam várias outras opções para eles.

Sim, como todo mundo com pelo menos algum conhecimento sobre Esparta sabe, os cidadãos espartanos eram soldados profissionais. Os espartanos treinavam para a guerra no agogê. Eles passavam os primeiros dez anos das suas vidas adultas (21–30 anos de idade) no que era chamado de "serviço ativo", e os próximos trinta anos das suas vidas eles passavam numa forma de reservas antigas. Além disso, sabe-se que os soldados espartanos eram proibidos de aprender ou buscar outras profissões, então não havia fabricante de potes, carpinteiros, construtores de navios ou marceneiros, nem ferreiros entre os cidadãos espartanos. Esses fatos levaram a maioria das pessoas a ver os cidadão espartanos como apenas soldados, ignorando o fato de que apesar da sua vida toda servida ao serviço militar, os cidadão espartanos podiam, de fato, ser muito mais do que soldados. Eles também eram os administradores de um Estado excepcionalmente grande, próspero e complexo.

No século V AC, a Lacedemônia ia do Mar Jônico ao Mar Egeu e tinha uma população estimada de 60.000 ou mais. Tinha pelo menos três classes de habitantes (hilotas, perioikoi e soldados). Tinha uma escola pública - diferente de qualquer outra cidade de sua época. Tinha um grande número de festivais públicos com rituais complexos envolvendo competições de corais, de dança e atléticas. Competiu com sucesso nos jogos pan-helênicos. Buscava a diplomacia extensiva por todo o mundo então conhecido. E tudo isso enquanto lutavam uma guerra brutal que se arrastou por gerações da segunda metade do quinto e início do quarto século. Em resumo, Esparta era uma sociedade altamente sofisticada, que não poderia ter sido administrada por dois reis briguentos, 28 homens e cinco amadores eleitos para um único ano. Os séculos de preeminência de Esparta no mundo antigo - e sua reputação de boa governança e ordem - só podem ser explicados pela hipótese de uma administração funcional que manteve as instituições de Esparta funcionando bem.

Esta conclusão lógica é apoiada por várias fontes que fazem referência oblíqua a dignitários mal definidos que evidentemente apoiaram as instituições conhecidas do estado espartano. Por exemplo, os Paidonomos e os seus assistentes, sacerdotes, "magistrados," e "arautos". Embora não haja nenhuma evidência explícita (exceto com respeito aos Paidonomos) de que estas posições eram preenchidas por soldados, é improvável que esses tivessem confiado a educação de seus filhos, sua relação com os Deuses, comunicação com o inimigo ou a aplicação de suas leis aos perioikoi, muito menos aos hilotas. Em resumo, havia muitas tarefas e responsabilidades além do serviço militar que devem ter sido realizadas por cidadãos plenos depois que saíam do serviço ativo - todas tai posições abertas a soldados que, devido a ferimentos, não estavam mais aptos para o serviço militar.

Vamos começar com o agogê. Embora Xenofonte e outros falem apenas "do" Paidagogos, como se um homem sozinho controlasse toda o agogê, tal noção é ilógica. Sabemos que uma educação eficaz requer baixa proporção de instrutores para alunos, e mesmo levando em conta um coorte etária de eirene que proporciona um grau de disciplina interna a cada ano, não é crível que não houvesse outros oficiais do agogê. É muito mais provável, dado o tamanho e importância do agogê à sociedade espartana, que houvesse um colégio relativamente grande de instrutores, ou pelo menos um Oficial e um Assistente, talvez até um Mestre do agogê. Evidentemente, estes são geralmente retratados como um bando de fortões empunhando chicotes, mas é mais provável, dada a complexidade da educação espartana, que eles foram educadores responsáveis e respeitados. E quem seria mais respeitado do que um veterano de combate com cicatrizes e ferimentos para provar isso?

As descrições da vida espartana sugerem uma variedade de outras atividades que também teriam sido executadas por cidadãos espartanos; se não "profissionalmente" então, não obstante, com a consciência esperada de funcionários públicos de tempo integral ou parcial. Por exemplo, Esparta era famosa por seus corais e apresentações de dança. Qualquer um que se envolveu em qualquer atividade sabe que não se pode fazer grandes grupos de pessoas executarem alguma coisa harmoniosamente e juntos sem alguém coreografando, dirigindo, e conduzindo. Esparta sem dúvida teve mestres de coral, e parece altamente improvável que mestres de coral e dança teriam sido pegos dos grupos de hilotas ou perioikoi. Assim como com os instrutores do agogê, é muito mais provável que estes fossem cidadãos adultos.

Nós também sabemos que os reis espartanos mantiveram registros e arquivos. Controle de material delicado como os oráculos de Delphi, comunicação entre os reis e seus representantes permanentes, correspondência entre os éforos e comandantes no campo ou embaixadores a capitais estrangeiras dificilmente teria sido confiado a qualquer um que não fosse um soldado. Em toda a probabilidade, portanto, havia pelo menos um "arquivista" para cada casa real, e esta posição foi provavelmente preenchida por um soldado, que era apontado ou eleito. Ele provavelmente tinha oficiais e assistentes também.

Depois ainda há a questão da tributação. A tributação era particularmente importante em Esparta porque a própria cidadania dependia do pagamento de dois tipos de impostos: as taxas de agogê quando imaturo, e as taxas de syssitia depois de alcançar a cidadania. Alguém tinha que controlar quem pagava quanto, e eles tinham que fazer isso a cada mês. Talvez cada syssitia tivesse um "tesoureiro" trabalhando em horário parcial para acompanhar os impostos, mas o agogê era grande e teria exigido pelo menos um (e provavelmente mais) "tesoureiros" em tempo integral. Não é credível que essa tarefa teria sido confiada aos perioikoi, já que tais registros revelavam (e, em parte, determinavam) a força do corpo cível e, portanto, do exército nas gerações futuras. Outro grande trabalho para um veterano ferido.

Além disso, os impostos também tinham de ser cobrados dos hilotas e dos perioikoi. Os soldados que cobravam muitos impostos dos seus hilotas estavam sujeitos a sanções, então alguém — e tinha de ser um dos seus colegas — devia estar controlando o montante devido e o montante cobrado. Mesmo que não seja explícito, também é justo assumir que os perioikoi estavam sujeitos a tributação, tal como os meticais em Atenas. Novamente, um meio institucionalizado de avaliar e cobrar esses impostos teria sido necessário para garantir que tudo funcionasse corretamente, e - pelo menos até que o declínio populacional de Esparta se tornasse crítico - tal aparato teria sido encabeçado pelos soldados. Dado o tamanho e expansão de Lacedemônia, meu palpite é que haveria muitos mais de um cidadão envolvido na arrecadação de impostos!

Uma vez que os impostos eram cobrados, eles tinham que ser usados, então nós nos aproximamos aqui do negócio de gestão financeira. Esparta teria precisado de algum mecanismo para alocar fundos para várias despesas estaduais. Dinheiro era necessário para o exército, é claro, mas também para a frota, e para obras públicas como estradas e fontes e sistemas de drenagem e para edifícios públicos de templos a teatros, e monumentos a quartéis. A gestão de tais projetos requer funcionários públicos trabalhando em tempo integral e empenhados em assegurar que as intenções do Estado são cumpridas e que os fundos não são atribuídos incorretamente.

E, finalmente, tinha o próprio exército espartano. Ambos aliados e inimigos admiravam o exército espartano não só pelo seu desempenho relativamente bom no campo de batalha, mas também pela sua organização e profissionalismo. No entanto, como a maioria dos soldados pode afirmar, a eficácia de um exército não é simplesmente uma questão de capacidade de combate. Um bom exército é bem alimentado, bem equipado e bem abastecido. Tem mecanismos eficazes de comando e controle, linhas de comunicação eficientes e transportes adequados e flexíveis. Um bom exército tem um corpo médico e, em séculos passados, também bons veterinários. Em suma, a criação de uma força de combate eficaz é muito mais importante do que o treino com armas. O exército de Esparta deve ter tido não apenas bons soldados e oficiais, mas também bons quartel-mestres. Mais uma esplêndida oportunidade para os soldados espartanos menos aptos ao combate.

Enquanto todas estas várias posições eram "honorárias" no sentido de que elas eram sem remuneração, elas eram, no entanto, trabalhos que exigiam tempo, energia, dedicação e habilidade consideráveis. Os soldados debilitados podem não ter ganhado a vida com esses empregos, já que todos eles tinham suas propriedades (kleroi), mas eles provavelmente viram seu desempenho em tais empregos como serviço público honrado. Quer fossem eleitos ou nomeados, os soldados ambiciosos - quer fossem veteranos feridos ou não - teriam sem dúvida competido por estas posições, e o desempenho de um homem em tal serviço público teria contribuído para a sua reputação e prestígio. Os homens nessas posições, por sua vez, teriam sido influentes, tornando-se parte da complexa rede de cidadãos "líderes" que ajudava a moldar a política espartana por trás dos panos.

Não há nada de sinistro nisto. Isso acontece em todas as sociedades - inclusive na nossa. Imagino que veteranos feridos teriam usado seu histórico comprovadores de serviço militar (como evidenciado por seus ferimentos) tanto para conseguir bons empregos quanto para ganhar influência política.

Por favor, note: o exército espartano NÃO - repito: NÃO - tinha uma tradição de "lutar até a morte" e "nunca recuar". Leônidas só ficou firme na sua posição em Termópilas por razões estratégicas sólidas (para permitir que o resto do exército se retirasse intacto e vivo para lutar outro dia), e já que um rei espartano escolheu ficar e lutar contra o inimigo, seu guarda-costas foi obrigado a permanecer com ele.

Há, entretanto, muitos exemplos na história espartana onde o oficial comandante escolheu recuar e o corpo inteiro de espartanos obedeceu isso SEM NENHUMA CONSEQUÊNCIA NEGATIVA. As punições descritas para "covardes" não valiam para retiradas estratégicas e táticas, e certamente não para homens que eram incapacitados durante a luta! Os espartanos definiram "covardes" como aqueles que individualmente - não de acordo com as ordens - saíam das filas de batalha.

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