HOMERO: criador dos deuses, da Mitologia Grega, do nosso imaginário
Ilíada e Odisseia são poemas compostos por um sujeito que ninguém sabe se realmente existiu – ou se os poemas foram reunião de diversos aedos (poetas mendicantes, que percorriam cidades, e cantavam seus poemas, acompanhados da lira, em troca de abrigo e comida). Caso tenha vivido, esse poeta era Homero (o nome quer dizer aquele que não enxerga, já que a tradição nos conta que era cego), que foi, segundo Aristóteles, o criador dos deuses gregos. E, considerando a influência que a Mitologia Grega teve em nossa cultura, desde a formação da cultura romana, descendente da grega, passando pelo Renascimento e diversos outros períodos fundamentais da civilização ocidental, Homero foi também aquele que criou nosso imaginário.
O curioso é que Homero não é o mais antigo dos poemas épicos, nem a Mitologia Grega, a mais antiga das Mitologias. Cerca de 3000 anos antes de Cristo, pouco mais de 2000 anos antes de Homero, na Suméria foi escrita a saga de Gilgamesh. Enquanto isso, no Egito anterior à época dos faraós, surgiam a escrita hieróglifica, e a Mitologia Egípcia. Por que, entretanto, nenhum desses, embora anteriores teve sobre a civilização ocidental a influência que teve Homero?
Há muitas respostas possíveis, e aqui vou arriscar uma. Mesmo não tendo sido composto por escrito – era poesia oral -, Ilíada e Odisseia foram criadas em grego (arcaico), uma língua que, em sua forma clássica, e já escrita, via Atenas e depois com a expansão do Helenismo de Alexandre, se espalhou pelo mundo, ainda em sua época.
Já os hieróglifos somente foram decifrados no século XIX, e A saga de Gilgamesh , escrita em cuneiformes, apenas no século XX. Ou seja, em comparação com o grego, as tragédias gregas, os filósofos como Aristoteles e outros gênios fundamentais de nossa cultura, os hieróglifos egípcios e os cuneiformes sumérios eram absolutamente desconhecidos. Sua leitura se perdeu na areia dos tempos e só retornou a nós, com limitações, graças ao trabalho de dedicados arqueólogos modernos.
Curiosidades da s histórias de QUE HAJA A ESCRITA, Editora FTD.
3Você e outras 2 pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário