"Comprimidos" Órficos - Instruções gregas antigas para os mortos
Os "comprimidos" Órficos são finas folhas de ouro, dobradas ou embrulhadas e colocadas perto dos mortos, ou na boca do falecido, ou em um talismã pendurado no pescoço. Eles são impressos com textos contendo informações e instruções para que o falecido passe com segurança ao Mundo Inferior e obtenha o favor dos Deuses. Eles foram encontrados principalmente nas colônias gregas do sul da Itália, norte da Grécia e em Creta. Datam do século V a. c. até o séc. II.
O conteúdo desses comprimidos finos é muito claro. Eles dão instruções aos mortos para a jornada da alma após a morte, que direção seguir e que palavras dizer aos guardas que eles encontrarão.
Em uma dessas placas encontradas no sul da Itália, as instruções são:
"À esquerda da Casa de Hades, você encontrará uma Fonte e ao lado dela há um cipreste branco - não se aproxime desta Primavera. À sua direita, você encontrará outra nascente do lago de Mnemosyne, com água fria correndo, e guardas na frente dela. Diga: Eu sou um Filho da Terra e do Céu Estrelado, e minha família é celestial. Você está ciente disso. Estou queimando e morrendo de sede. Dê-me rapidamente a água fria que flui do Lago da Memória (Mnemosyne). E só assim eles vão te dar de beber da Fonte Sagrada e, a partir de então, você terá poder entre os outros heróis."
Platão e Pitágoras aceitaram o conceito de reencarnação. Uma história sobre Pitágoras menciona que, quando ele viu uma vez alguém batendo em um cachorro, ele disse: "Pare, não bata nele, porque é a alma de uma pessoa querida".
Empédocles, o místico órfico, também descreve uma de suas próprias experiências de reencarnação: "Já fui menino e menina, um arbusto, um pássaro e um peixe errante, que saltava da água".
Comprimidos Órficos
2Você e 1 outra pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário