Antiguidade - Idade Média – Idade Moderna é uma forma europeia de entender sua própria história, embora haja momentos em que ela se alinha perfeitamente com a de outras partes do mundo, mas isso é coincidência.
Normalmente, a obra do escritor europeu mais antigo (Homero) é considerada o início da civilização europeia e este é o início da Antiguidade. O fato de o Egito já ser uma civilização antiga àquela altura não é considerado pelo fato de não serem europeus.
Claro que este sistema de três eras é bastante rudimentar, arbitrário e carregado de valores e desde que Heinrich Schliemann e Arthur Evans dinamitaram seu caminho através de Troia e Cnossos, descobrimos que já havia gente escrevendo coisas cerca de mil anos antes de Homero e houve civilizações inteiras em Creta e na Grécia continental.
Esses fatos são cuidadosamente varridos para debaixo do tapete sob a classificação de civilizações da Idade do Bronze e fazendo com que a Antiguidade comece com o renascimento da escrita e da civilização na Idade do Ferro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário