A Biblioteca hoje, imagem da Library of Pergamum ~ Detailed Information | Photos | Videos
Construída no século III a.C. por Eumenes II, membro da dinastia Atálida, a Biblioteca de Pérgamo já foi o lar de um tesouro de cerca de 200.000 pergaminhos.
Alexandria. Ambas se esforçavam para reunir as mais completas coleções de textos e desenvolviam escolas rivais de pensamento e crítica. Existe até uma lenda de que a dinastia ptolomaica do Egito suspendeu os carregamentos de papiro para Pérgamo na esperança de desacelerar seu crescimento. Como resultado, a cidade acabou se tormando um importante centro de produção de pergaminho.
Relatos históricos dão conta que a biblioteca tinha uma grande sala de leitura que era dotada de muitas prateleiras. Um espaço vazio entre as paredes externas e as prateleiras para permitir a circulação de ar. A intenção era evitar que a biblioteca ficasse muito úmida no clima quente da Anatólia e pode ser vista como uma tentativa inicial de preservação da biblioteca. Os manuscritos eram escritos em pergaminho, enrolados e armazenados nessas prateleiras. Uma estátua de Atena, a deusa da sabedoria, ficava na sala de leitura principal.
Flávia Melitene, que era uma distinta cidadã de Pérgamo e esposa de um Conselheiro, foi fundamental no abastecimento da biblioteca e também presenteou a biblioteca com uma estátua de Adriano. É sabido que um certo Artemon foi trabalhou na biblioteca durante o século II a.C. embora sua identificação seja obscura. Um relato afirma que Marco Antônio mais tarde deu a Cleópatra todos os 200.000 volumes de Pérgamo para a Biblioteca deAlexandria como presente de casamento, esvaziando as prateleiras e acabando com a predominância da Biblioteca de Pérgamo.
Outro relato afirma que Marco Antônio doou a coleção a Cleópatra como um reembolso pelo incêndio da Biblioteca de Alexandria por Júlio César. Não chegou até os nossos dias nenhuma lista ou relação do acervo da Biblioteca de Pérgamo, o que torna impossível saber o verdadeiro tamanho do acervo. A biblioteca foi finalmente arrasada pelas forças islâmicas no século VII.
Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário