domingo, 17 de outubro de 2021

Invasão gaulesa.

 

Qual dos sete saques de Roma foi o mais importante ou interessante?

Para mim, pelo menos, é o saque feito por Brennus em 390 AC.

A razão pela qual digo isto é por causa de seu timing extremamente importante. Quando os gauleses de Brennus saquearam a Cidade Eterna, Roma ainda não era uma potência imperial dominante. A República nem sequer era uma força regional respeitável; era apenas mais uma potência entre muitas na Itália. Não havia quase nada de especial em Roma naquele momento, nada que pudesse indicar ou prenunciar a sua hegemonia futura sobre o Mediterrâneo.

O saque de Brennus mudou tudo isso.

Roma foi totalmente derrotada pela invasão galega. Os gauleses de Brennus atravessaram os muros externos e prenderam os romanos em uma das colinas, enquanto queimavam o resto da cidade. No final, foi finalmente feito um acordo segundo o qual Roma pagaria uma indenização massiva em metais preciosos em troca da retirada dos invasores. Quando os romanos trouxeram a quantia acordada para a cerimônia de entrega, Brennus mudou abruptamente os seus termos, partindo para a violência. Os romanos protestaram, mas Brennus simplesmente disse: "Que peninha dos derrotados".

Os gauleses se retiraram, mas quase toda a antiga capital romana, bem como grande parte de sua riqueza móvel, também se foi. Os habitantes sobreviventes ficaram imensamente desmoralizados, saindo da colina para ver pilhas de escombros e corpos sangrentos onde suas casas haviam estado. Alegadamente, pensaram seriamente em dar uma de Alba Longa e abandonar o local, indo morar em Veii.

Neste momento mais sombrio, os romanos mostraram a característica que os tornaria um dia mestres do mundo: escolheram ficar.

Famintos, pobres e desamparados, assim como nos dias da fundação da cidade, os moradores reconstruíram os quarteirões da cidade um a um. Patrícios e plebeus trabalhavam lado a lado, todas as divisões e diferenças entre eles esquecidas. Não havia planos urbanos sobreviventes, então a maior parte da cidade foi construída de forma desordenada e desorganizada. Quase todas as outras cidades romanas foram fundadas sobre ruas e blocos ordenados, mas a Cidade Eterna é uma confusão de becos e quarteirões de cidade espalhados como blocos de Jenga.

Ainda hoje, a gente fica meio embasbacado

Roma seria submetida a um ataque quase constante em seu estado de fraqueza durante as décadas seguintes, mas em cada conflito, os romanos defenderiam sua nova cidade com fervor inigualável. Eles então sairiam em perseguição aos seus inimigos, crescendo em força a cada vitória. Pouco mais de um século depois, Roma controlava toda a península da Itália.

Esta determinação exibido pela primeira vez nas ruas em ruínas de uma cidade em chamas forjaria um império através de três continentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário