sábado, 3 de abril de 2021

Hititas.

 

São os hititas.

«A Civilização Hitita desenvolveu-se com o estabelecimento dos hititas na região da Anatólia (atual Turquia) a partir de 2000 a.C. O período de auge dessa civilização teve início por volta de 1700 a.C. e estendeu-se até 1200 a.C., aproximadamente, com o poder dos hititas chegando a rivalizar com o dos egípcios.

Até o século XIX, o conhecimento dos historiadores sobre os hititas era extremamente limitado, pois havia poucos registros conhecidos que, até então, consistiam em menções na Bíblia e em documentos egípcios, que narravam a luta contra os hititas. A partir do século XIX, esse conhecimento ampliou-se com a descoberta de evidências em sítios arqueológicos.

Nessa época, arqueólogos encontraram as ruínas da cidade de Hattusa, capital do hititas, e, em outras escavações, foram descobertas inúmeras tábuas com inscrições realizadas em linguagem hitita. Essas inscrições foram extremamente importantes para os historiadores porque reconstruíam a história da Civilização Hitita.

O trabalho de tradução da linguagem dos hititas foi atribuída ao linguista checo Bedrich Hrozny, que, em 1916, finalizou o estudo do idioma hitita após anos de envolvimento com esse projeto. Concluiu-se, então, que a língua hitita era de origem indo-europeia. A leitura dessas inscrições também possibilitou descobrir que os hititas referiam-se a si mesmos como “nesili”.»

in Civilização Hitita - Mundo Educação

Chamo a atenção para os seguintes factos:

  1. Os hititas deixaram alguns monumentos grandiosos na região da Anatólia Central. Desde a época da Grécia Clássica ninguém fazia ideia quem tinha construído aqueles palácios e cidades (então em ruínas);
  2. Os hititas deixaram abundantes registos escritos, em tábuas de argila cozidas. A argila é frágil, quebra-se facilmente. Mas se estiver bem acondicionada, pode durar milénios. Foi o que aconteceu. Felizmente o seu sistema de escrita foi decifrado, e de repente, um povo já há muito desaparecido entrou pelas portas adentro da História!
Foto de perfil de Marco Antonio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário