quarta-feira, 31 de março de 2021

Portus Cale.

 

Por que Portugal tem esse nome e não "Lusitânia"?

Lusitânia era isto:

Lusitânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Portugal começa de "cima para baixo", ou seja, de Norte para Sul.

De acordo com a Wikipedia, o nome "Portugal" "provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale".

Ver: Portugal – Wikipédia, a enciclopédia livre



Já viu aquela cena? - Tiroteio na escadaria - Os intocáveis.

OS INTOCÁVEIS

Falas de Filmes.

 .Summer of 42." os jovens eram diferentes,custavam a entender o que sentiam ."

"A vida e´feita de pequenas idas e vindas.""E para cada coisa que levamos ha´outra coisa que deixamos para trás."

.Benjamin Button.

." Vida só pode ser compreendida olhando para trás,mas só pode ser vivida olhando para a frente." 

.Kingdom of Heaven.

"Não importa a cor do cabelo,o estilo de roupas,nem a cor da pele.Nada disso define o caráter."

.Sociedade dos poetas mortos.

"Carpe Diem."

.Gladiator.

."O que fazemos na vida,ecoa pela eternidade."

.Black Swan.

."A unica pessoa no seu caminho e´você mesmo."

.Gone with the wind.

"Francamente,querida,eu não dou a minima.

.Casablanca.

"Tantos bares,tantas cidades em todo o mundo,e ela tinha que entrar logo no meu ?".

.The Graduate.

."Sra.Robinson,esta tentando me seduzir,não esta´?"

.Spider-man.

."Grandes poderes trazem grandes responsabilidades."

.Godfather II.

."Mantenha os amigos perto,os inimigos ainda mais perto."

M.

terça-feira, 30 de março de 2021

Michel Legrand - Theme from "Summer of '42"

Menores Países.

 

Esses são os três menores.

Vaticano

Com 0,44 km² de superfície e mil habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo. O seu território se localiza dentro de Roma e compreende, entre outros, a Catedral e Praça de São Pedro, os Museus do Vaticano, palácios e jardins. Segundo a Constituição da Santa Sé, o papa Francisco é o chefe de Estado da Cidade do Vaticano, detendo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Mônaco

A segunda posição entre os menores países do mundo é ocupada por Mônaco. Com 2,02 km² de área e 38 mil habitantes, a micronação tem a densidade populacional mais alta do mundo. O chefe de Estado da monarquia constitucional localizada no sul da França e a 12 quilômetros da fronteira italiana é o príncipe Albert 2°. Além dos monegascos, vivem nesse enclave pessoas de 123 nações.

Nauru

Com cerca de 9,5 mil habitantes e 21,3 km², Nauru é a menor república do planeta. A ilha situada no sul do Pacífico, próxima à linha do Equador, tornou-se independente da Austrália em 1968. No ano passado, o Estado insular recebeu mais de mil refugiados. Organizações de direitos humanos reportaram, no entanto, ataques regulares contra os migrantes.



Lendas\Fatos.

 

Tenho duas histórias de pessoas que fizeram lendas se tornaram reais, uma que pode ou não ser verdadeira, a outra que é e aconteceu recentemente.

Assumindo que a história inteira não passe de uma outra lenda, Alexandre, o Grande teria feito sim uma lenda tornar-se real.

De acordo com a lenda original, em tempos ancestrais, os frígios (um povo indo-europeu habitante da atual Turquia que tinha fortes relações com os gregos) estavam sem rei e foi profetizado por um oráculo que o próximo rei entraria na capital do reino com um carro de bois. A pessoa a cumprir tal profecia teria sido um camponês de nome Górdio, que foi imediatamente nomeado Rei da Frígia. Seu filho, nada menos que o famoso Rei Midas, decidiu dedicar o carro de bois que dera a coroa a seu pai ao Rei dos Deuses frígio, equivalente a Zeus, atando-o a uma estaca com um nó supostamente impossível de desatar.

Mais tarde, a Frígia foi anexada pelo Império Persa Aquemênida, uma profecia teria surgido entre os frígios que a pessoa a desfazer o Nó (de) Górdio se tornaria o governante da "Ásia" (Turquia e Oriente Médio, ambos sob domínio aquemênida). Finalmente, quando Alexandre, o Grande, em meio a suas campanhas contra a Pérsia, chegou à Frígia, diz-se que ele ficou sabendo dessa história e resolveu tentar desfazer o Nó, já que tornar-se governante da "Ásia" era seu objetivo maior. Aí as histórias divergem, uns dizem que Alexandre era tão bom em desatar nós que conseguiu fazer o que ninguém mais fez, mas a maioria diz que ele puxou de sua espada e cortou o Nó ao meio num só golpe, afinal, a profecia falava em "desfazer", não necessariamente em desatar".

Alexandre Corta o Nó Górdio, por Jean-Simon Berthélemy.

Como sabemos, Alexandre efetivamente se tornaria governante da "Ásia" e, se esta história for verdadeira, seu objetivo provavelmente era angariar mais legitimidade para sua pretensão. Poucas coisas fazem a pessoa parecer mais heroica do que tornar uma lenda realidade, e foi o que Alexandre teria feito.

A segunda pessoa que tornou uma lenda realidade o fez em 2015. Primeiro os fatos históricos que originaram a lenda. Em cerca de 998 d.C., o Rei da Noruega Olavo Tryggvason mandou construir um enorme navio-dragão, o Ormrinn Langi ("Longa Serpente"), cujo único mastro era tão pesado que teria necessitado de 50 homens para colocá-lo no lugar. No ano 1000, este navio se envolveu numa batalha naval em que o Rei Olavo foi derrotado e presumivelmente morto. Depois da batalha, levaram o navio para Islândia, onde ele seria desmantelado.

Segundo a lenda, quando o navio chegou lá, um islandês, de nome Orm Storolfsson, extremamente forte, tomou para si a missão de remover e carregar o tal mastro e ele efetivamente conseguiu, segundo a lenda, carregá-lo por três passos, quando então caiu no chão com a coluna partida. No ano de 2015, um outro islandês, chamado Hafthor Júlíus Björnsson, mais conhecido por interpretar o personagem Gregor Clegane, "A-Montanha-Que-Cavalga", na série Game of Thrones, resolveu não só repetir o feito, como superá-lo.

E o pior é que o indivíduo conseguiu!

Hafthor deu cinco passos carregando uma tora de madeira de cerca de 650kg (o peso dado pela lenda), e, mais importante, sem se machucar, ganhando o título, muito bem nomeado, de "O Viking Mais Forte do Mundo".

O vídeo da façanha literalmente lendária.