domingo, 9 de janeiro de 2022

Tatica de Alexandre.

 

Qual é a tática de guerra psicológica mais extraordinária que tem sido usada em um campo de batalha na história do mundo até agora?

Imagine que você é o rei da pequena unidade do exército (na linha vermelha).

Você tem que derrotar o exército gigantesco fora da linha vermelha (inimigo).

O exército inimigo maior é eficiente? - É o exército mais forte de todo o mundo antigo - Os Persas.

OK. Então, sem chance, certo? Mas acabei de dizer quem era o rei do exército menor - Alexandre, O Grande. Ainda sem chance? Vamos ver.


A Batalha de Gaugamela

Esta não era uma batalha qualquer, era para mudar o futuro para sempre. Se você e eu existimos da maneira como existimos, é por causa dessa batalha.

Era Alexandre O Grande contra Dario, o rei da Pérsia - a maior batalha de Alexandre de todos os tempos. Além disso, Dario também estava usando elefantes - criaturas que os homens de Alexandre nunca tinham visto antes.

A tática

Assim que a guerra começou, Alexandre fez a coisa mais louca de todas. Ele, junto com uma pequena seção de seu exército, começou a galopar em seus cavalos para a extrema direita do campo de batalha. Seu exército restante ficou onde estava.

Este movimento intrigou Darius. Ele ordenou que uma grande parte de seu exército perseguisse Alexandre, enquanto seu exército restante atacava aquela parte do exército de Alexandre que não havia fugido. Darius permaneceu onde estava com uma pequena unidade.

Isso é exatamente o que Alexandre queria. Ele continuou galopando, com o inimigo perseguindo-o. De repente, ele virou seu cavalo e começou a galopar direto em direção a Darius. Seus homens o seguiram.

Você vê o que ele fez?

Ele removeu uma parte do exército de Darius, fazendo-os persegui-lo. A outra parte estava ocupada lutando com sua unidade do exército que não havia fugido com ele. E quando o inimigo que o perseguia se aproximou, ele virou sua direção e correu em direção a Darius, com o inimigo perseguidor atrás dele.

Darius estava lá, com uma unidade do exército não muito grande. Ele não conseguia acreditar no que acabava de se desenrolar diante de seus olhos.

Alexandre estava galopando em sua direção, como um maníaco. Darius fez a coisa mais sensata - ele fugiu.

E assim terminou a Batalha de Gaugamela. Não foi tão suave quanto você poderia imaginar, foi brutal, mas o simples fato de que 60.000 soldados persas foram mortos enquanto apenas 900 dos homens de Alexandre morreram é de arrepiar os cabelos.

Ponto fraco da tática

Essa tática tinha um ponto fraco sério. E se Dario NÃO tivesse enviado sua unidade do exército para perseguir o fugitivo Alexandre e os tivesse mantido perto dele?

Isso seria o fim de Alexandre. Mas Alexandre estava ciente disso. Ele apenas TINHA que arriscar.

As conquistas de Alexandre não deixaram nenhuma comunidade, nenhuma tribo intocada. Ele influenciou todas as culturas. Se ele tivesse perdido esta guerra, o mundo não seria como é hoje.

Fonte da imagem: imagens do Google

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário