sexta-feira, 29 de outubro de 2021

RA.

 A "NOITE DE RA"

(Texto publicado pelo saudoso Prof. Francisco Jose Neves.)
FALA O SACERDOTE KERYHEB AOS SACERDOTES PURIFICADORES NO TEMPLO E NA CASA DA VIDA:
Para os antigos egípcios o tempo e a ordem natural das coisas tinham um significado diferente da nossa concepção atual. Necessariamente um ano não viria em sequência natural ao anterior. A noite da passagem de um ano para o seguinte era chamada A "NOITE DE RA". Era um momento de passagem terrível, tremendo mesmo, no qual, se as devidas preces e rituais de purificação não fossem realizados corretamente, todo o Universo poderia precipitar-se no caos original. A ordem de todas as coisas estaria então em perigo!
Maat, o Equilíbrio do Mundo, estaria momentaneamente ausente, e então todo o mal poderia assolar irremediavelmente o cosmo, fazendo com que o Criador, devesse recomeçar a sua infindável obra do ponto original.
Nos templos, especificamente nas salas "WABET" (salas de purificação), complexos rituais deveriam ser repetidos exaustivamente, incluindo a limpeza e purificação de todos os objetos sagrados, vestimentas, estátuas, livros santos e tudo o mais, afim de que a primeira luz do ano novo dispensada pelo Astro os iluminasse já livres de impurezas.
Da mesma forma, as pessoas comuns, o Rei e a sua família, todos os sacerdotes cumpririam um imenso e complexo ritual de renovação e purificação, preparando-se para o Ano Novo que chegaria... ou não, dependendo da exatidão dos ritos e da intenção justa das palavras e gestos.
Os rituais eram considerados vitais para que MAAT (A Ordem) pudesse retornar e fazer com que o ano que começava iniciasse de forma perfeita e a cadeia natural dos eventos tomasse lugar para um proveitoso e equilibrado recomeço!
Créditos da imagem: Slots: Amon Ra - Egyptian God of Sun for iOS
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário