quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Peneiras de Sócrates.

 

Qual lição de Sócrates nunca para de impressionar você?

Sócrates tinha a reputação de ser muito sábio. Um dia alguém veio visitá-lo e disse:

- Sabe o que acabei de ouvir sobre seu amigo?

- Espere um pouco, respondeu Sócrates, antes de me dizer, gostaria de lhe dar um teste, o das três peneiras. - Três peneiras?

- Antes de falar algo sobre os outros, é bom reservar um tempo para filtrar o que você quer dizer. A primeira peneira é a da verdade. Você verificou que o que vai me dizer é verdade?

- Não, só ouvi falar...

- Muito bem. Então você não sabe se é verdade. Vamos continuar com a segunda peneira, a da bondade. É algo bom que você quer me contar sobre meu amigo?

- Oh não, pelo contrário!

- Então você quer me contar coisas ruins sobre ele e você nem sabe se são verdadeiras. Talvez ainda consiga passar no teste, resta a terceira peneira, a da utilidade. Isso me ajudaria, ao saber o que esse amigo teria feito?

- Não, realmente.

- E concluiu Sócrates, o que você queria me dizer não é verdade, nem bom, nem útil. Então, por que você quis me contar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário