Dia da Lua 15.11
10 Maimakterion
Dia do festival grego Pompaia (Zeus)
Não se sabe muito sobre este festival que ocorre no dia 10 de Maimakterion. Parece que foi celebrado principalmente pelos sacerdotes como um tempo de purificação. Algumas evidências sugerem que só foi celebrado por sacerdotes de Zeus. Outros talvez sacerdotes de Hermes, bem como sacerdotes de Zeus ou em vez dos sacerdotes de Zeus. Apesar de tudo, a Pompaia não era uma festa popular e tinha pouca importância para as pessoas comuns da Atenas antiga.
Maimakterion, normalmente sendo um dos meses de outono e/ou inverno, tem apenas dois festivais além do Deipnon usual, Noumenia e Agathos Daimon. Embora a razão exata para isso seja desconhecida, parece ser por causa da associação do mês com o inverno, já que a maioria dos meses de inverno no calendário de festivais do Ático parece ser esparsamente povoada por dias festivos. Antigos rituais helênicos eram praticados ao ar livre e, no inverno, isso provavelmente tornava os rituais ao ar livre difíceis, para dizer o mínimo. Esses meses também seguem diretamente as colheitas de outono e sem rituais agrícolas acontecendo durante esses meses e com poucos meios de impactar o sucesso ou aumento de uma colheita futura, não parecia haver muito o que comemorar.
Então, para que servia a Pompaia? Bem, na região da Grécia o clima fica mais severo nos meses de inverno. O mar também ficou tão agitado que não havia mais nada a fazer a não ser ficar dentro de casa e tentar se manter aquecido. As guerras cessaram durante o inverno porque os campos de guerra da época simplesmente não conseguiam manter os exércitos confortáveis. Não aconteceu muita coisa no inverno, além de simplesmente tentar sobreviver. E porque Zeus está associado ao clima, os sacerdotes de Zeus fariam sacrifícios a ele na tentativa de manter a cidade segura. As "Festas" começaram com o sacrifício de uma Ovelha Branca. A pele das ovelhas seria salva enquanto o resto era sacrificado em homenagem a Zeus. Outras fontes afirmam que um touro foi sacrificado, mas a pele de ovelha desempenhou um papel importante no resto do rito,
O Velocino de ovelha seria limpo e conduzido em uma procissão pela cidade acompanhado por um kērukeion ou kaduceus. Dizia-se que o Velocino, ou Diòs Koidion, tinha propriedades purificadoras, bem como outras propriedades mágicas que passariam para aquele que interagisse com ele. Esse tema ecoou nos mistérios de Elêusis, onde uma pele de ovelha era usada para absolver e purificar aqueles que tinham muita culpa ou tristeza para carregar. Quanto ao Kaduceus, embora o próprio Hermes provavelmente não fosse adorado no rito real, o kadueceus era visto como um poderoso símbolo de proteção e purificação. A palavra Pompaia significa literalmente "Exorcizar". Esses ritos provavelmente foram celebrados pelos sacerdotes para pedir aos Deuses que continuassem a colocar seu manto de proteção sobre a cidade.
De acordo com Elani Temperance em Baring the Aegis, os helenistas modernos podem derramar uma libação de vinho tinto diluído para Zeus e presenteá-lo com um pouco de lã. Ore aos deuses para cuidar de sua cidade e família nos meses sombrios que virão. Provavelmente, isso era tudo que uma antiga família helênica teria feito nesta época do ano.
Sacerdotisa de Zeus do grupo Ellinais
3Você e outras 2 pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário