quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Pero.

 Olá! Esta obra foi pintada por Giuseppe Baldrighi. Ela conta sobre uma história de amor. O velho homem demonstrado é o pai da mulher.

Pelo primeiro olhar, você provavelmente teve o sentimento de nojo a respeito da pintura, porém não é o que você está pensando. Ela foi feita de base em uma estória/folclore chamada de Carità Romana. A história se passa na Roma Antiga em 31 d.C, onde um homem chamado Cimon, é preso após cometer um crime, no qual mais tarde acaba sofrendo de inanição (privação de comida). Sua filha chamada Pero descobre a situação de seu pai e num ato de amor, começou a visita-lo todos os dias na prisão, o amamentado secretamente pra salva-lo da morte por fome. Certo dia, um carcereiro descobriu o que Pero estava fazendo e a levou para um tribunal, acusando-a do crime de Incestus/Incesto. O tribunal após julgar o caso, percebeu que não havia nenhuma relação sexual entre Pero e Cimon e notou o seu ato de altruísmo, inocentando-a e perdoando os crimes de seu pai.

Agora que você conhece a estória da obra, vamos analisa-la novamente:

  1. É possível ver que o homem está sendo amamentado, não há erotização.
  2. É possível ver correntes nos braços do homem, indicando que está preso.
  3. É possível ver estado físico do homem, estando com um excesso de magreza.
  4. É possível ver outro homem atrás de algumas grades observando o ocorrido, indicando que se trata de uma prisão.

Sem olhar estas 4 características de início, provavelmente a maioria das pessoas que irão ver esse post, acreditarão que se trata de erotismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário