Qual foi o grande feito de Odisseu que marcou a história da mitologia grega?
Odisseu (Ulisses) é muito provavelmente um personagem fictício que representa alegoricamente a passagem dos gregos da Idade do Bronze para a Idade do Ferro; é preciso ter em mente que os épicos de Homero descrevem eventos da Idade do Bronze, embora ele tenha vivido na Idade do Ferro.
Na Ilíada (a parte da Odisseia passada na Idade do Bronze), Odisseu (Ulisses) é inventivo, perspicaz, engenhoso (em grego: πολυμήχανος), mas é arrogante e anseia pela glória.
Na Odisseia (a parte passada na Idade do Ferro), a situação se inverteu. Ele está em apuros, os deuses estão contra ele, ele é caçado (lembra da Idade das Trevas grega?), mas finalmente sobrevive triunfalmente (porque ele ainda tem a mente perspicaz) e retorna à sua glória anterior, com uma diferença; ele agora está mais humilde e paciente.
Ele conseguiu derrotar os deuses... e esta foi sua grande conquista. Ele é um heroi que mostrou o seu dedo do meio aos deuses e ainda assim foi bem-sucedido, comportamento típico dos gregos no período histórico.
Em outras palavras, Odisseu é a personificação do espírito grego.
P.S.: As histórias de Dédalo e Prometeu também narram sentimentos semelhantes. Esses três mitos são a base do pensamento grego antigo, o homem contra os deuses, com a vitória do homem.
Para uma análise literária do personagem Odisseu, leia (em inglês):
Nenhum comentário:
Postar um comentário