sábado, 23 de fevereiro de 2019

Sam Peckinpah.

.David Samuel Peckinpah ou Sam Peckinpah.21\2\1925.Fresno.Cal.28\12\1984.Inglewood.Cal.
Surgiu na geração que trouxe diretores como:Sidney Lumet,John Frankenheimer,Matin Hitt e Arthur Penn. Destaque na filmografia:
A cruz de ferro.*1977;Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia*.74;Pat Garret e Billy the Kid.73;
The getaway*\Implacaveis.72;Straw dogs*\Sob dominio do medo.71;The wild Bunch*\meu odio sera sua herança.69-Master Piece;Major Dundee. 65;Ride the high country.\Pistoleiro do entardecer.62.Roteirizou outros filmes:por exemplo: One-eye jacks\Face oculta.61.
De vida pessoal tumultuada;brigas com estúdios,alcoolismo.Seus filmes costumam narrar o embate de amor e ódio entre figuras masculinas fortes em tempos de transformações.A presença da violência valeu problemas com a censura.
Verdadeiro clássico e´: Wild Bunch de 1969.Sam,chamado "Bloody Sam" ou " o Poeta da Violência",
"herdou" esses nomes por colocar a violência quase como um tema,sangue e brutalidade percorrem sua obra.Mas não de modo aleatório,sempre em consonância com o texto.As cenas violentas em câmera lenta,com o uso de sangue real,de animais e o espelhamento de cenas ,foram marcas de seus filmes;Contexto estético,Com inegável influencia de Akira Kurosawa,mestre,cineasta japonês.
The Wild Bunch .E´um western crepuscular, no inicio do seculo XX,1913,narra o declínio do "oeste americano".Uma gang de foras-da-leis (wild Bunch) resiste a morte desse período,reagindo com estranheza as inovações ,como o automóvel ou a quebra de palavra.Bandidos com um código de ética que fenece, o do velho oeste.Apos um roubo fracassado a banco,percebem  com olhar nostálgico,que seu Tempo e suas vidas estão sendo consumidos pelo seculo XX,que se inicia.Mergulham,como mercenários,na turbulenta guerra civil Mexicana,em curso e que tem vários comandantes,em regiões diversas.A narrativa caminha para um desfecho explosivo e agônico entre dois mundos:um que teima em não morrer e outro que quer se estabelecer pela força.O confronto coloca em lados opostos os pistoleiros que restam;como quatro cavaleiros do apocalipse contra uma tropa (uma cidade) mexicana,sob supervisão alemã.O choque e´apocalíptico,de uma plastica poucas vezes feita no cinema.Cerca de Dez minutos que contam centenas de anos...
Cinema realista,moral,estética da violência.Ingenuidade Romântica,Código de conduta pre-tecnologia e pre-capitalista,marginalidade. Pekinpah,herdeiro de John Ford ?!

Marco Antonio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário