sábado, 9 de fevereiro de 2019

Aleijadinho.

.Antonio Francisco Lisboa nasceu em 29\09\1738,Ouro Preto.Filho do Português Manuel Francisco Lisboa e da escrava Isabel.
Primeiras Obras: Frontispícios ,torres sineiras da matriz de são João Batista e imagem de São João Batista,1763,em Barão de Cocais.
Projeto da igreja de São Francisco de Assis,imagens do frontispício,fonte,lavabo.1766,Ouro Preto.
Alistamento no Regimento de Infantaria dos homens pardos de Ouro Preto,serviço militar por três anos,paralelo a atividade artística.1768.
Projeto da igreja de São Francisco ,São João del Rei;Igreja de são Jose´,Ouro Preto;Igreja do Carmo,sabará´.1774.
No Rio,Reconhece o filho:manuel Francisco lisboa(nome do avo),Detectada doença degenerativa que deforma o corpo e os membros.1777.Trabalho de retábulos,púlpitos e coro da igreja de Nossa Senhora da Conceição da jaguara,Sabará´.1780.Escultura do conjunto de madeirada fazenda de Jaguara,Matozinhos.1784-86.Recebe o apelido de "Aleijadinho",obra elogiada em fatos notáveis ,ordenado pela Coroa Portuguesa,1790.Trabalho com altar-mor da igreja São Francisco,Ouro Preto,
grande equipe de entalhadores. Ápice como escultor e entalhador.1794.
Via Crucis nas capelas de Congonhas,Conjunto de 64 figuras em madeira,nas paredes -pinturas Bíblicas de Manuel da Costa Ataíde.1796-99.
Os 12 profetas esculpidos na basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,Congonhas. Patrimônio mundial da Unesco.1800-05.
Estado de saúde deteriora,passa a viver próximo a igreja do Carmo,Ouro Preto,para supervisionar as obras em andamento.1812-13.
Morre em 18\11\1814,com 76 anos,sepultado sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte.
A vida desse genial artista BARROCO,e´perpassada por sombras e enigmas.Suas obras ficaram em diversos locais das Gerais;Ouro Preto,Mariana,Barão de Cocais,Catas Altas,São joão del rei,Tiradentes,Sabará´,Caeté´entre outras cidades.Sendo o maior artista do período colonial brasileiro,
Mulato,tinha ,possivelmente,artrite reumatoide,que o deixou deformado e colérico , desconfiado.
Resgatado pelos Modernistas,como exemplo do sincretismo étnico-cultural tupiniquim;o artista viveu e trabalhou no período Barroco,em transito para o Rococó´.A estética Barroca era assimétrica,com enfase no contraste,dramático,eloquente,opulento;condizente com o espírito da Contra-Reforma Católica."Para o homem desse tempo,tudo e´espetáculo."O Barroco se apresentou Hiperbólico,persuasivo,retorico,iconográfico;com forte apelo emocional .Ja o Rococó,e´uma suavização do Barroco;não tão rebuscado.Aleijadinho viveu em Minas Gerais ,em período de eferverscência Politica e Cultural;Tendo a ambição pelo ouro montanhês,desencadeado a INCONFIDÊNCIA MINEIRA.Movimento do qual Aleijadinho certamente participou,mesmo que de modo discreto,por ser maçom,como todos os Inconfidentes!
Para os Modernistas,seu nome ajudou a construir uma identidade nacional.
Chamado "Michelangelo Brasileiro',suas obras ecoam,ainda hoje pelas históricas cidades de Minas.
Marco Antonio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário