Morfeu é um deus associado ao sono e aos sonhos. Nas Metamorfoses de Ovídio, ele é filho de Somnus e aparece em sonhos em forma humana. A partir do período medieval, o nome começou a representar de forma mais geral o deus dos sonhos, ou do sono.
Nas Metamorfoses de Ovídio, Morfeu é um dos mil filhos de Somnus. Seu nome deriva da palavra grega para forma e, sua função era aparecer em sonhos em aparência humana. De acordo com Ovídio, "nenhum outro é mais hábil do que ele em representar o andar, as feições e a fala dos homens, também as roupas e as palavras habituais de cada um que representa". Como outros deuses associados ao sono, Ovídio faz Morfeu alado.
Ovídio chamou Morfeu e seus irmãos, os outros filhos de Somnus, de Somnia, dizendo que eles aparecem em sonhos "imitando muitas formas". Ovídio dá nomes a mais dois desses filhos do Sono. Um chamado Fobetor pelos homens, "assume a forma de animal, pássaro ou uma longa serpente" e, Phantasos, que "se veste de forma enganosa, como formas de terra, rochas, água, árvores, todas as coisas sem vida".
Autor da imagem: Markus Stadlober
Visite o canal Foca na História no YouTube e fique por dentro de mais histórias incríveis: https://www.youtube.com/channel/UCI5WkIKM1kPDKUR9g2ImnKQ
1Marco Antonio Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário