sábado, 13 de novembro de 2021

Cultura Grega.

 

Por que os romanos eram tão fãs da cultura grega?

Porque as ideias da Grécia Antiga de guerra, religião, literatura e arte, bem como arquitetura, que desempenham até hoje papéis significativos no desenvolvimento das civilizações futuras, não puderam passar desapercebidas pelos romanos. Dos projetos arquitetônicos implementados por engenheiros em todo o mundo, ao uso do alfabeto grego como base para várias línguas, o grego antigo formou a base da civilização como a conhecemos hoje.

Imagem do Paternon.

Talvez a civilização mais fortemente influenciada pelos gregos, no entanto, possa realmente ser vista como o Império Romano. Após as conquistas de Alexandre, o Grande, a Grécia se tornou um centro de novas ideias e conceitos dentro do Mediterrâneo. Anos mais tarde, o conhecimento grego de literatura, arte, arquitetura e guerra foi amplamente implementado pelos romanos.

Alexandre, O Grande, e Bucéfalo.

As ideias gregas de educação e língua eram muito procuradas no Império Romano. Os escravos gregos em Roma eram muito procurados como gladiadores, tutores, músicos, médicos e artistas. Os professores eram muitas vezes descendentes de gregos e era considerado obrigatório que os romanos da classe alta tivessem de aprender grego e latim para prosperar no Império.

Escravos romanos servindo como gladiadores.

Os gregos influenciaram Roma na arquitetura, literatura, drama, música, arte, religião, etc. Baseando-se fortemente em modelos gregos, os romanos frequentemente construíam edifícios e casas que implementavam estilos gregos, como colunatas e designs retangulares. Essencialmente, todos os móveis, utensílios, casas e colunatas eram todos resultados de modelos gregos. O templo romano de Maison Carree é um excelente exemplo da influência grega na arquitetura romana.

O templo de Maison Carree, o templo romano mais bem preservado.

Os romanos também foram fortemente influenciados pela Grécia no que diz respeito à religião. Como a dos gregos, as primeiras crenças religiosas romanas implementaram um sistema politeísta de adoração baseado em deuses e deusas. Quase todos os deuses romanos compartilham características básicas dos deuses gregos, o que demonstra como a Grécia foi instrumental no desenvolvimento geral de Roma. Netuno, o deus romano do mar, compartilha uma correlação direta com o deus grego Poseidon.

Os deuses da mitologia grega.

O deus principal Júpiter, por outro lado, se assemelha diretamente ao deus grego Zeus. Nem todos os deuses romanos receberam nomes diferentes de suas contrapartes gregas, no entanto. O deus grego Apolo, por exemplo, foi adotado pelos romanos e foi estabelecido como uma divindade da medicina e da cura, Ele manteve seu caráter grego, foi adorado com ritos gregos, e manteve seu nome grego em sua totalidade.

Reprodução do deus greco-romano Apolo.

A única diferença entre as versões grega e romana de Apolo eram suas funções. Enquanto os gregos adoravam Apolo por uma variedade de razões, os romanos adoravam Apolo por suas características medicinais e curativas.

Existem centenas de outras coisas que os romanos "copiaram" dos gregos, mas isso daria uma resposta gigantesca, então encerro-a por aqui.

Um abraço fraterno à todos.


Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário