Talvez sim; vamos analisar alguns fatos!
Os Povos do Mar estiveram ativos do século 13 ao século 11 a.C., a julgar pelos registros escritos dos egípcios e hititas. A guerra de Troia ocorreu por volta de 1260-1180 a.C., ou seja, dentro desse período.
Povos do Mar, de AIA Kershaw Lecture: In Search of the Philistines and Other "Sea Peoples"
Na Idade do Bronze Tardia, uma mudança climática levou seca e fome à bacia do Mediterrâneo Oriental, também na Grécia, então os ataques micênicos devem ser aumentados e a campanha em Troia foi um ataque, pois eles a abandonaram após entrar e saquear a cidade.
https://www.researchgate.net/publication/276074153_Drought_and_societal_collapse_3200years_ago_in_the_Eastern_Mediterranean_A_reviewSe formos acreditar em Homero, alguns dos reis micênicos como Odisseu e Aquiles não quiseram participar num primeiro momento e os gregos do período histórico (que já não gostavam de invasões) eram bastante céticos sobre o evento.
Aquiles arrastando o corpo de Heitor ao redor de Troia, pintura de Franz Matsch. Domínio público.
Para resumir, a guerra de Troia pode ter sido um ataque durante o período do Colapso da Idade do Bronze. Não era isso o que os Povos do Mar faziam?
Um comentário final: há muitos “se” nessa resposta; nem temos certeza de que a guerra de Troia aconteceu mesmo, não temos certeza de que os ataques dos Povos do Mar foram organizados por reinos oficiais, não sabemos quem eles realmente eram. Minha palavra final fica sendo a inicial, talvez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário