Você está procurando curas comprovadas? Não se preocupe: esses remédios gregos e romanos para aliviar ou prevenir ressaca vão lhe ser úteis.
De acordo com o modo como os antigos entendiam o corpo, a embriaguez e suas consequências, dor de cabeça, náusea e tontura, são causadas por um desequilíbrio dos humores. O excesso de vinho era considerado como responsável pelo superaquecimento dos humores, e a recomendação era o uso de agentes refrescantes para amenizar o problema.
Assim, o primeiro passo era a prevenção.
Diluição do vinho - a água moderava o efeito de aquecimento do vinho.
O uso de uma coroa de hera ou de flores enquanto se bebia. O cheiro de flores, como rosas ou murta, teria o efeito de acalmar os maus humores e aliviaria qualquer dor de cabeça. Flores com um cheiro forte, como lírios, deviam ser evitadas. Médicos gregos e romanos devotaram tratados inteiros ao tópico das coroas curativas. Infelizmente, essas obras se perderam, exceto por pequenos trechos.
O rapaz acima estava pronto para uma festa!
Era importante comer cinco amêndoas antes de beber, pois segundo o grande farmacologista Dioscórides (século I d.C.), isso evitava a embriaguez.
Mesmo fazendo tudo isso, você acabou bêbado! O que pode ser feito?
Beba vinagre, talvez adicionando algumas ervas ou flores: o vinho azedo serviria para neutralizar o vinho que já azedou em seu estômago.
O jeito é volta às coroas de heras; desta vez, “entrelace” folhas do arbusto Chamaedaphne[1] . Aparentemente, isso tinha fins medicinais.
Os gregos e os romanos acreditavam que a videira e o repolho eram inimigos naturais. O repolho neutralizaria o excesso de vinho no estômago, e cru era melhor do que cozido.
Finalmente, um conselho fantástico do autor Vindanius Anatolius de Beirute (século IV d.C.): discorrer sobre história antiga para ficar sóbrio! Esses intelectuais!!!
Se você ainda estiver cético sobre a eficiência dos remédios acima, tente um mais elegante, use um anel! Não um anel qualquer, mas sim um adornado com uma ametista, que se acreditava ter o poder de dissipar os efeitos colaterais do álcool!
Um antigo anel de ouro com uma ametista encontrado durante escavações em Yavne, Israel. (Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel)
Ainda cético? Experimente um pouco de suco de laranja e uma aspirina, isso sempre ajuda
Fontes:
Notas de rodapé
Nenhum comentário:
Postar um comentário