domingo, 27 de fevereiro de 2022

ìtaca.

 

Qual ilha grega é mencionada na mitologia como a origem de Ulisses e sua família?

Isso parece fácil, porque quem tem alguma noção sobre a Odesseia sabe que o nome da ilha de Ulisses (Odisseu) é “Ítaca”! Mas será que a Ítaca citada por Homero é mesmo a Ítaca (Ithaki) moderna? A maioria das pessoas diz que sim. Mas nem todos concordam. No livro escrito por Robert Bittlestone em 2005, intitulado “Odysseus Unbound”, é sugerido que, na verdade, a ilha natal de Ulisses não é a moderna Ithaki, mas a parte ocidental da ilha de Cefalônia, a península de Paliki.

O autor argumenta que a Ítaca homérica é descrita como estando a oeste das outras ilhas, enquanto a Ítaca moderna fica a leste de Cefalônia, e não tem uma baía de onde um navio possa zarpar com um vento oeste e, além disso, fica difícil identificar o ilhota de Asteris mencionada por Homero. Mais importante, ele co-escreve com geólogos que argumentam que Paliki costumava ser uma ilha separada de Cefalônia na Idade do Bronze, tendo sido conectada a ela por um pequeno istmo devido a terremotos posteriores, comuns na região

Nenhum de seus argumentos bastou para convencer os especialistas, embora não seja incomum que uma ilha grega mude de nome e passe a usar o de uma ilha vizinha. Por exemplo, isso aconteceu com Alonesos e Ikos. Em todo caso, talvez escavações arqueológicas confirmem esta possibilidade, se os arqueólogos encontrarem algum palácio ou algum texto sobre o grande rei Ulisses. Ou não. Não importa.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário