segunda-feira, 10 de junho de 2019

FIDUS.

A Kurosawa.

7.20 da manhã,ponto do metro de Saitama,região metropolitana da grande Tokyo;Hideioshi e seu cão esperam o subway que levara´o "mestre" ao trabalho.O transporte chega no horário,Britanicamente,
os Orientais já´eram pontuais antes dos Ingleses,diga-se...Hideioshi despede-se de seu parceiro afetuosamente;-Ate´mais tarde,diz e embarca.
Samurai(esse e´o nome do dog),late e aguarda.
18.47,Hideioshi retorna e desce no mesmo local em que embarcara,pela manhã,e o contente Samurai o sauda com profusão -este parece ser um encanto irresistível dos cães domésticos,a qualquer hora,em qualquer reencontro ha´sempre uma festa que costuma banhar de alegria o coração humano mais frio e duro.
Esse rito já´dura 5 anos ,desde que o pequeno Samurai foi apresentado ao seu "dono",por um tio distante-visivelmente preocupado com a solitária vida do sobrinho.
Durante todo o dia ele permaneceu ali,silente e sereno,como a estatua de Buda.
Não arredara pé´do local,não cedera a fome ou sede;o que já não surpreendia os funcionários do metro,acostumados com essa demonstração de zelo.
Recepção feita,os dois parceiros voltam ,contentes,para o lar,na certeza da retomada da rotina no dia seguinte.E assim foi,no reinicio da faina cotidiana,Samurai se despede de seu senhor e se prepara para sua demorada espera.
Porem,no horário previsto,o amo não retorna ,na verdade havia sido atropelado e dera entrada no hospital central de Tokyo já morto.Samurai ,no entanto,ignora estes detalhes frívolos e meramente humanos ,em sua angustia pela ausência do ente amado,permanece inamovível, estático, solerte, aguardando o que nunca vira´.
Sem saber,faz justiça ao seu nome,honra o tradicional Código Bushido,segundo o qual um Samurai (Saburai em Japonês)-aquele que serve- deve dar sua vida pelo amo,e apos vários dias na mesma posição Samurai perece de inanição.
Sensibilizados,os humanos erguem-lhe uma estatua no local,com dizeres alusivos a´nobreza de sua natureza.Cães são mais leais que as pessoas,diziam,porque não conhecem dinheiro e portanto não têm o demônio da ganancia para inferniza-los!
Samurai,ao encontrar Mestre Buda apenas pergunta:
-Senhor,onde esta meu mestre ? Desejo continuar a servi-lo.
E o iluminado disse:-Aquieta-te meu filho,serviste-o com a mais preciosa das Virtudes,tão
esquecida dos viventes de hoje,a LEALDADE,podes descansar em paz.
E Samurai,enfim,repousou sua "Katana".



Marco Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário