Não, na antiguidade, a arquitetura persa do período aquemênida usava elementos semelhantes.
O que é exatamente uma cariátide?
Uma cariátide é uma figura feminina esculpida que também serve como um pilar, coluna ou outro elemento arquitetônico de suporte. Uma cariátide tradicional tem um capitel (o topo de uma coluna) em sua cabeça, embora algumas também pareçam estar segurando o entablamento (a área decorada acima de uma coluna) com os braços. As primeiras cariátides conhecidas são as de Delfos (no Tesouro de Sifnos) e datam do século 6 a.C.
São também encontradas no famoso pórtico do Erectéion em Atenas e na Pequena Propilaia em Elêusis, mas eram principalmente usadas em monumentos funerários na Macedônia e na Trácia, como no túmulo de Casta.
Foto de
https://m.megalithic.co.uk/article.php?sid=36060Um elemento arquitetônico semelhante pode representar uma figura masculina (aí chamado de Atlas) ou mesmo um animal.
Ao mesmo tempo que as primeiras cariátides surgiram na Grécia, na Pérsia dos aquemênidas tinha início um período de crescimento artístico que deixou um legado arquitetônico extraordinário que vai desde a tumba de Ciro, o Grande, em Pasárgada, até as esplêndidas estruturas de Susa e Persépolis.
Logo após ter conquistado a Lídia e as cidades jônicas em 547 a.C., Ciro, o Grande, decidiu que seus artistas e artesãos deveriam ser levados para trabalhar em Pasárgada, sua capital. A esses se juntaram os mesopotâmios, fenícios e, mais tarde, os egípcios, destinados a cumprir o programa imperial como uma imagem do poder do rei sobre um império diversificado e pacífico. Para todos os monumentos conhecidos de Pasárgada, os artesãos jônicos contribuíram com as técnicas de cantaria, como a ornamentação de uma plataforma com saliências, ou formas arquitetônicas ocasionais como os toros com estrias horizontais. Os longos pórticos com colunatas, uma criação persa, foram inspirados na estoa jônica do século 6 a.C., embora com uma função bastante diferente, e as colunas eram como as seguintes:
Capitel em forma de touro em Susa. Foto de Persian Influence on Greek architecture
Para uma análise detalhada dos trabalho dos artesãos gregos na Pérsia, consulte a Encyclopaedia Iranica
Há também uma explicação muito interessante sobre o significado das cariátides gregas e persas em Persian influence on Greek architecture
Após o Renascimento, esculturas de figuras e semifiguras como elementos de suporte voltaram a ser usadas na arquitetura ocidental:
Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (entrada principal) - Paris. Image Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela FSF – Fundação para o Software Livre
E continua assim até hoje
Edifício moderno da Suprema Corte polonesa com estátuas de cariátides simbolizando fé, esperança e amor, Varsóvia, Polônia, imagem de dreamstime
Observação: Li na Wikipédia sobre móveis ornados com cariátides. Isso está errado! Cariátides são um elemento arquitetônico em edifícios, não em cadeiras e mesas...
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário