sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Cara e coroa.

 

Qual é a origem do cara e coroa?

O ato de jogar uma moeda para determinar um dos dois resultados possíveis já existe há séculos.

Na Roma antiga, era visto como um jogo de azar conhecido como 'head or ship', ou 'navia aut caput', devido ao desenho divino de uma cabeça e à proa do navio que aparecia nas primeiras moedas.

As regras para o lance romano da moeda eram diferentes, no entanto, na medida em que não convocavam, como fazemos hoje, sua previsão do lado vencedor da moeda.

Um dos protagonistas seria atribuído o lado “head”. Como o imperador estava do lado da cara da moeda, presumia-se que o imperador concordava com a pessoa que venceria. O lado “ship” da moeda sempre perdia.

Mais tarde, na Grã-Bretanha de meia-idade, o jogo ficou conhecido como 'Cross or Pile' devido ao lado da 'cabeça' apresentar uma cruz e o lado da 'cauda' sendo referido como 'pilha' por causa de seus entalhes no processo de prensagem.

Ao longo da história, porém, não importa qual seja o seu nome ou raciocínio, ele continuou a ser usado para a mesma coisa. Para resolver uma disputa, tome uma decisão ou ponha fim a uma rivalidade.

Por que 'cara ou coroa'?

Hoje, o cara ou coroa é amplamente usado como uma forma de tomar uma decisão entre duas respostas igualmente possíveis. Uma pessoa joga a moeda no ar, enquanto a outra pessoa (ou um dos dois participantes) grita cara ou coroa.

'Cara' refere-se ao lado da moeda que apresenta um retrato, ou cabeça, enquanto 'Coroa' se refere ao lado oposto. Não porque tenha qualquer forma de cauda, ​​mas porque é o oposto de cabeças.

Então, ao tentar determinar quem vai primeiro, ou quem escolhe um filme, se a pessoa gritar 'cara' e o lado da cara da moeda ficar voltado para cima, então essa pessoa é a vencedora. Mas se cair na "coroa", a outra pessoa ganha. Simples.

Fonte de pesquisa/adaptação e tradução: The History of the Coin Flip – Heads or Tails? - Hattons of London


Nenhum comentário:

Postar um comentário