terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Napoleão e Hitler.

 

Por que Napoleão não é tão odiado quanto Hitler?

Primeiro, por que não era líder de um regime genocida. Os franceses nunca se propuseram a exterminar toda uma etnia, muito menos várias. Em segundo lugar, apesar de Napoleão ter vencido várias campanhas militares e ter deixado franceses como prepostos seus governando vários países, ele não tentou incorporar grande parte da Europa a seu território, nem manteve os países derrotados sob ocupação (com exceção da Espanha, que por isso era conhecida como "a úlcera espanhola", tendo em vista a resistência à ocupação). Finalmente, deve-se dizer que nem tudo o que Napoleão fez ao resto da Europa e ao mundo é visto como negativo, algo que não se pode dizer de Hitler, cujos "bons feitos" são restritos à Alemanha. Como brasileiro, devo lembrar que a invasão de Portugal é vista como um grande benefício para o Brasil, pois forçou a família real portuguesa a fugir para a América, o que resultou em um processo de Independência específico e não tão danoso quanto poderia ser. Na América Hispânica, quando Napoleão prendeu o rei Fernando VII e colocou seu irmão no trono, garantiu que o processo de independência das colônias se acelerasse. Na França, a derrota de Napoleão não implicou na destruição ou ocupação do país por forças estrangeiras, como ocorreu na Alemanha - e os anos anteriores viram grandes vitórias militares francesas, que são lembradas até hoje.

No final, Napoleão é uma figura controversa. Não há dúvidas quanto a Hitler, cujas boas qualidades são poucas, totalmente eclipsadas pelo mal que ele causou.

Tropas portuguesas desfilam no Arco do Triunfo, na parada da vitória de 1919. O arco foi construído para celebrar as vitórias de Napoleão. Sua construção começou em 1806, quando ele governava a França, mas acabou em 1836, 15 anos depois dele ter morrido no exílio. Até hoje se comemoram eventos militares no arco.

Evento lembrando o início da 2a Guerra Mundial sob o Arco do Triunfo, 1o de setembro de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário