O dialeto do grego antigo falado em Atenas (e na região histórica da Ática) no século V a.C., mais exatamente entre 499 e 449 a.C., que é a época indicada na pergunta, era o grego ático.
Nessa mesma época, os espartanos falavam grego dórico, que também era falado principalmente no sul e leste do Peloponeso, em Creta e em Rodes.
O grego moderno evoluiu a partir do koiné (que significa comum), que se consolidou na época de Alexandre, o Grande, como a língua comum de todos os gregos.
Voltando à pergunta, e sem ser especialista, me arrisco a dizer que atenienses e espartanos daquela época não falavam exatamente a mesma língua, mas conseguiam se entender.
O interessante é que, mesmo com a prevalência do koiné, que inclusive é a forma de grego utilizada na Septuaginta, a tradução da Bíblia hebraica (Velho Testamento) para o grego entre os séculos III e I a.C., a língua (ou dialeto) de Esparta sobreviveu até os nossos dias. Atualmente conhecido como tsaconiano, é falado por um pequeno número de pessoas, cerca de 10 mil, que vivem em Pera Melana e outras vilas e povoados próximos. O tsaconiano é considerado uma das línguas mais antigas da Europa, sendo uma variante do grego dórico (não do koiné), falado há 3 mil anos em Esparta. A Tsacônia fica no Pelopeneso, bem perto de Esparta.
Ref. 1: Os últimos falantes de uma das línguas mais antigas da Europa - BBC News Brasil
Ref.2 : Os últimos falantes de uma das línguas mais antigas da Europa (terra.com.br)
As mesmas palavras escritas em ático, dórico e tsaconiano. Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário