Houve ditadores que deixaram algo de positivo para suas nações?
1. Marco Aurélio
Ele foi um dos " Cinco Bons Imperadores " romanos, designação feita por Maquiavel e endossada por Edward Gibbon , o primeiro historiador moderno e autor da famosa obra História do Declínio e Queda do Império Romano . Como filósofo estóico, Marco Aurélio foi um governante de grande estatura intelectual. Sua obra Meditações é qualificada como uma das referências máximas do governo perfeito.
2. Frederico, o Grande
Frederico II foi o responsável pelo engrandecimento da Prússia durante seu reinado de 1740 a 1786. Promoveu a ideia de um governo esclarecido, foi tolerante em questões religiosas, fortaleceu o Estado contra interesses privados, favoreceu a liberdade de imprensa e incentivou a pesquisa científica .
3. Simón Bolívar
O Libertador foi formalmente nomeado ditador do Peru em fevereiro de 1824, cargo que ocupou até janeiro de 1827. A luta contra o império espanhol na América do Sul continuava e o Congresso peruano decidiu dar-lhe plenos poderes para continuá-la. Bolívar acreditava em governos fortes , mas que respeitavam os direitos de seus cidadãos .
4. Sir Seretse Khama
O promotor da independência de Botswana, o primeiro presidente da república africana até sua morte em 1980, foi um governante atípico no continente negro. Não se dedicou a enriquecer com o tesouro nacional , acreditou no liberalismo e na economia de mercado e combateu o racismo tribal . Ele implementou a educação universal gratuita em seu país.
5. Abdullah II
O atual rei da Jordânia ascendeu ao trono do Reino Hachemita em 1999 , quando tinha 37 anos e muitos pensaram que ele era muito jovem para tamanha responsabilidade no conturbado Oriente Médio . No entanto, ele conseguiu manter seu país livre da violência que caracteriza a região, introduzindo algumas reformas modernizadoras, o que não é uma coisa fácil nos países conservadores islâmicos .
6. Mustafa Kemal Ataturk
O fundador da Turquia foi nomeado em 1923 como o primeiro Presidente da República pela Grande Assembleia Nacional , cargo que ocupou até sua morte em 1938 . Embora tecnicamente controlado pela Assembleia, Ataturk governou com total liberdade de ação. Modernizou e secularizou o país, com uma constituição que separava o governo da religião, coisa que só um líder com seu enorme prestígio e apoio poderia fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário