domingo, 13 de março de 2022

Poincaré.

 

Qual paradoxo tem o poder de surpreender qualquer um?

O paradoxo que me surpreendeu recentemente é o da duplicação de Henri Poincaré, eis como se traduz:

Imagine que tudo no Universo (e o próprio Universo) de repente dobrou de tamanho. Absolutamente tudo, incluindo seres vivos, planetas, o mundo microscópico... aumenta em 2 seu tamanho, seu comprimento, sua largura, sua altura, sua profundidade... uma esfera…).

Como você saberia?

A resposta: seria impossível saber...

Sim, levamos um medidor para nos medir? O metro padrão também dobrou, então nosso tamanho de acordo com esta unidade de medida é o mesmo. E então, como você pode suspeitar que algo mudou quando tudo ao nosso redor se parece exatamente com o que vimos no dia anterior?

A verdade é que poderia acontecer mas seria impossível adivinhar, talvez tudo tenha duplicado desde ontem mas não sabemos 🤔. Além disso, funciona exatamente da mesma forma na outra direção, se absolutamente tudo diminui ao mesmo tempo, impossível detectá-lo.

Eu não sei o que Poincaré estava pensando quando descobriu isso, mas a priori isso o manteve um pouco ocupado porque ele entrou em cálculos de matemática e física para tentar encontrar um método de detecção. No final, ele chegou à conclusão acima…

Nenhum comentário:

Postar um comentário