domingo, 1 de abril de 2018

Livre-Arbítrio.




Ha´cerca de 2.500 anos,entre os medos,Pérsia,um Governante teve um sonho.O rei Astiages sonhou que sua filha,Mandame, daria a luz a uma videira,cujos galhos se alastravam por toda a ásia.
Seus sacerdotes alertaram que se tratava de seu neto Ciro (Kurus,em persa) ,600-530 AC,que iria ocupar seu lugar e a ásia.Para impedir a profecia,o velho rei chamou um cortesão,Harpago e ordenou que  matasse o bebe nas colinas.O cortesão,no entanto,tomado de piedade entregou a criança aos cuidados de um pastor.Ciente da desobediência de Harpago,o rei preparou um banquete( com o filho executado do cortesão),que só veio a descobrir que comera o filho;ao final,quando sua cabeça foi apresentada.(Heródoto)
Cabe aqui ressaltar Intertextualidades com outras narrativas:
No mito grego,Édipo também e´condenado pelo pai,mas e´salvo e vem a cumprir seu trágico destino,imortalizado por Sófocles;
Na Bíblia,pelo menos em duas ocasiões,uma criança e´salva de morte certa e tem futuro de liderança,Moisés no Antigo Testamento e Cristo no Novo testamento.
Quanto ao canibalismo involuntário,esta presente na obra de Shakespeare:'' Titus Andronicus''.
De volta a Pérsia,Ciro domina a região,já adulto e toma Ecbátana,capital da Media,exilando o avô.
Tomou a Lídia,também na pérsia,o Turquestão,A Babilônia,a Suméria e a Arcádia( mesopotâmia).A conquista da Babilônia,valeu-lhe a lealdade de Fenícios e Hebreus,povos antes dominados.
Sua habilidade política e militar possibilitou a construção de um império que ia do Afeganistão a
Anatólia(Turquia atual),da Arábia ao Cáucaso(Georgia),incluindo o Egito..Governou de 559 a 530 AC.Foi o " portador da luz",conforme Isaías,por ter concedido liberdade aos semitas.O Shah da Pérsia  dominou o sudeste asiático.Nos arredores de Passárgada,IRÃ(atual nome da pérsia),esta´o túmulo de Ciro II,chamado" O Grande". Assim toda Causa provoca um Efeito,todo Efeito,uma Causa.
Temos o livre-Arbítrio , a escolha dentro das limitações Morais, Intelectuais,de Conhecimento.
A Sorte pode ser conduzida com a permissão de Deus e por nossos Espíritos protetores,
ao mostrarem novos padrões de comportamento na vida,desafio a nossa Inteligencia e Atitudes.
Afinal,a objetividade e´subjetiva...

Marco Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário