sábado, 27 de janeiro de 2018

O Sapo e O Escorpião.

                        FÀBULA EGÌPCIA.






                   “O SAPO E O ESCORPIÂO.”

Fábulas. Narrativas literárias curtas, onde animais vivem situações análogas ao cotidiano humano. Tem cunho moral e objetivo educativo.


.Fábula.

Um escorpião se aproximou de um sapo na beira do rio e disse:
- Amigo, tenho um compromisso na outra margem do rio, mas não sei nadar. Você poderia me levar nas suas costas?
Ao que o sapo, desconfiado, respondeu:
- Eu não, seu veneno e ‘mortal; se me picar morro logo.
-Mas, meu caro, argumentou o Escorpião; se eu picar você, nos dois morremos. Prometo me comportar. Disse com voz aveludada...
O sapo, crédulo, pensou:- Verdade, se ele me atingir, também morre; pois não sabe nadar. Então aceitou o pedido do Escorpião, que subiu em suas costas para fazerem a travessia.
No meio do rio, o Escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atônito, o  sapo, já afundando, perguntou ao Escorpião:
-Por quê? Você também vai morrer...
Ao que o Escorpião respondeu:
-Essa e ‘ a minha natureza, não posso muda-la.

Comentário: Fica clara a intenção de alertar para a ingenuidade que pode ser manipulada; de como frequentemente a gentileza ou o favor, recebem como retorno a ingratidão. Há os que pagam o maior bem com o pior dos males... Os que destroem por pura satisfação... E há ‘simplórios, o bastante, para crer nos seres venenosos; e ‘a natureza humana, afinal.

Referencia;
-Tradição Literária.

Autor: Marco Antônio E. Da Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário