quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Arquíloco.

                                                   ARQUÌLOCO.

                                                                    “ Amanha há de amar ,quem nunca houver amado,
                                                                      E, quem já houver amado, amanha há de amar!”
                                                                        Caius Valerius Catullus.84 AC-54 AC.,Poeta Romano.





.Arquíloco de Paros, poeta Grego do Século VII AC. viveu, provavelmente entre 685 e 640 AC. Era da origem nobre, reza a tradição que foi rejeitado por uma moça ,Neoboule e seu pai; vingou-se a tal ponto com suas sátiras, que os dois se mataram...
Folclore a parte, foi guerreiro, conheceu a  Magna Gracia (Itália) ,tendo lutado pelos Espartanos. Teria morrido em combate, na sua terra natal, contra Naxos.De seus poemas,restam fragmentos,de cânone Alexandrino, compôs elegias e hinos, mas foi criador do poema iãmbico. Iambo ou Jambo, unidade métrica do poema, formada por uma sílaba tônica e uma átona, utilizada nos versos decassílabos, Heróicos ou Saficos e Dodecassílabos Alexandrinos. Influenciou autores contemporâneos como: Elliot, Byron e Baudelaire.


Poemas.

.Com a Lança.

Com a lança eu alcanço
Meu pão de cevada
Com a lança eu consigo
O meu vinho ismárico
Na lança apoiado
Eu bebo esse vinho.

Comentário..Ìsmara,cidade Tracia,conhecida pela qualidade do vinho.Ja citado em Homero.A lança e´a extensão do braço do guerreiro, mesmo em momentos de paz.


.Sombras.
Com um ramo de mirto
E uma bela rosa
Ela brincava;
E os cabelos
Caiam-Lhe pelos ombros
E pelas costas
Como sombras...

Comentário. O poeta vê os cabelos de sua Hetaira como um lenço, uma cobertura natural, bela e espontânea.


.A Grande Arte.
Eu possuo uma grande Arte:
Eu firo
Duramente
Aqueles que me ferem.

Comentário. Atitude característica de um guerreiro.



. A  Glauco.

Glauco, filho de léptines,
O coração dos homens tem a cor
Dos dias que Zeus traz,
Seu pensamento, a das ações a que se entregam.

Comentário. Singular combinação do fatalismo grego;
Predeterminação divinal e livre-arbítrio; os homens estão sujeitos aos deuses, mas, seu pensamento varia conforme o que fazem.

.Referencia Bibliográfica:
.Poesia Grega e Latina. Ed, Cultrix,São Paulo,1964.

Autor: Marco Antonio E. Da Costa.












Um comentário:

  1. Acho belíssimo o amor dos gregos pela vida, sabiam que era dura e por isso valorizavam cada momento ainda mais, vendo a beleza dos momentos simples, encarando com coragem sua vida.
    Isso aparece bem nos mitos gregos.

    ResponderExcluir