sábado, 12 de dezembro de 2015

Tempos Modernos

                                 .TEMPOS MODERNOS. ( Modern Times).

                                                                           “A vida e´uma peça de teatro que
                                                                               não permite ensaios.” Charles Chaplin.      
                                                                               Ator, diretor, roteirista e músico Britânico,
                                                                                                  (1889- 1977)         





.Este Ensaio pretende oferecer um comentário do filme, que representa um olhar critico
De Chaplin sobre o moderno mundo industrializado. Máquinas tomando o lugar de homens, criminalidade, servilismo, enfim; as mazelas sociais típicas da sociedade atual.
Com tempero romântico, e´uma comedia,de tom satírico e levemente ficcional.      

.Ficha Técnica: Título. Modern Times.  Ano. 1936. Estudio. United Artists.
Direção, Roteiro e música. Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goodard,Henry Bergman,Stanley sandforfd,Chester conklin. Gênero. Comédia. Idioma. Inglês
.Personagens de destaque:
.The tramp ( o vagabundo), *personagem recorrente de Chaplin,chamado no Brasil de “Carlitos”.
Simples, humilde, gentil, guarda um que de cavalheiro e nobre em meio aos farrapos que veste, e esta, sempre, envolvido em confusões com ricos e poderosos, que o desprezam pela sua classe social.
Ellen. Paulette Goddard. Pobre operaria solitária. A atriz ficou conhecida nos anos 40 por sua beleza exótica e seus casamentos, inclusive com Chaplin.
*The Tramp.  Cabível considerar aqui a presença constante do simpático vagabundo como protagonista nos filmes de Chaplin.
Ele seria, na verdade, o Alter-Ego de Chaplin, ( O outro Eu, cf. Freud).
Remetendo ao período da atormentada infância do ator em Londres,quando atuava no Vaudeville-teatro de variedades,tendo um pai bêbado e violento, que abandonou o lar e uma mãe que com o tempo, enlouqueceu. Não raro, sua família foi visitada pela fome, e sua antipatia por garçons e policiais ficou eternizada nas telas... A chance de mudança veio com uma turnê pela America, onde foi acolhido na Keystone Cops de Mack Sennet,rei dos curta metragens cômicos de então(cinema mudo).
Ironicamente, seu sucesso inaugural foi interpretando bêbados...
Pode se supor que o vagabundo era o outro eu de Chaplin,seu personagem oculto, que afinal vencera as adversidades,a fome, o desprezo,o escárnio,conseguindo não só a aceitação do publico, bem como sua admiração.

.Narrativa.
Numa grande fabrica, Um operário (Chaplin),desempenha o repetitivo trabalho de apertar parafusos.De tanto repetir a tarefa estressante, tem um colapso e e´internado em um hospital.Perdera de tal forma a razão que, na rua , persegue uma senhora para tentar apertar os botões de seu vestido ( cena antológica e mordaz). Vale a observação da critica ao Fordismo, doutrina produtiva, que defendia a produção em serie e que, a rigor, estratificava as atividades dos funcionários. Apos perder o emprego, nosso anti-heroi pega uma bandeira vermelha que caira de uma carro  e sem que perceba passa a ser seguido por vários manifestantes que protestam contra as condições de trabalho.(Hilário).
E´preso, acusado de liderar operários em revolta...Charlie conhece Ellen ,se envolvem,e os dois vão lutar contra a miséria e as adversidades.Arrumam trabalho e seguem suas vidas.
        


       
.Momento Histórico.
O filme e´feito no período que se segue á quebra da bolsa de valores de New York (1929), de efeitos mundiais; Tendo o governo us adotado o New deal.ou seja,programa econômico adotado pelo presidente Roosevelt 33-37 para combater a grande depressão; Guerra civil Espanhola; Avanço dos estados totalitários na Europa; Expansão comunista.;organização dos sindicatos.

.Comentário.
Chaplin quis mostrar que a utilização das máquinas acarretou dificuldades, e empregos em menor número  e qualidade.Desqualificação,escravidão,fatores facilitadores de criminalidade e ou exploração.Suas críticas fizeram do filme um clássico, mas, ao mesmo tempo,causaram desconforto em alguns governos,particularmente os totalitários,que chegaram a proibi-lo,ex,Alemanha e Itália, anos 30.Enfim, a modernidade  e´inevitável, porem o capitalismo e a industrialização ,como qualquer sistema ,requerem planejamento,sob o risco do sistema ser engolido pelo próprio capital e o operário pelas adversidades ,daí advindas.Em poucas palavras, ele parece buscar uma humanização  e valorização nas condições trabalhistas e uma visível aversão a produção em serie Fordista.





.Referencias:
.Historianet.com.br
.Chaplin,C Tempos Modernos.1936.United Artists.Califórnia.

Autor: Marco Antonio E, da Costa.


Um comentário:

  1. Filmaço. Uma obra de arte que mostra a angústia humana causada pela a adversidade, todos os caminhos pareciam levar o homem ao abismo, como os colegas de trabalho de chaplin no filme que se tornam assaltantes por causa do desemprego. Mas no fim Chaplin dá a mensagem de continuar com a coragem frente as adversidades na vida, o vagabundo parecia só se dar mal a cada escolha que dava em desastre, mas que tem de se manter firme e continuar lutando sem perder a alegria da vida.

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