quinta-feira, 4 de abril de 2013

A PERSUASÃO EM MACHADO DE ASSIS

                                                                                        “Quem deseja ter razão, a terá com
                                                                                              o mero fato de possuir língua.”
                                                                                                                 Goethe.







I – INTRODUÇÃO:

As transformações do mundo ocidental e suas conseqüências no  Século  XIX , não passaram despercebidas pelos olhos críticos de diversos autores , entre eles : Machado de Assis.

Através de um sorriso Sarcástico (Humor ) ,devassou as mazelas e duvidas dos tempos modernos, com sua pena mordaz, PERSUADIU-NOS de uma falência de valores humanos e culturais , e dos enigmas da existência. O Pessimismo Machadiano, Anglo-Saxão, é construído por percepções agudas , sensível à pequenez humana e à precariedade do Sujeito, heranças inalienáveis da Humanidade , e objeto de reflexões cotidianas do autor.

Machado, como um ESTOICO,    Conselheiro Aires ? , abraça o fardo humano  : do egoísmo, da vaidade,e da indiferença; com as ilusões perdidas, ele encontra uma forma Ficcional de desnudamento das  pessoas  : O DISTANCIAMENTO.

Deixando o IDEAL (Romantismo) em favor  do REAL  ( Naturalismo/Realismo), o autor tem como divisor de águas : “Memórias Póstumas De Brás Cubas.” -1881. , no qual, o DEFUNTO-AUTOR ( BRAS- MACHADO ) , assume o foco narrativo , mostrando com Cinismo;fraquezas e contradições  humanas.

II - PERSUASÃO :

Antecipando Pirandello e Proust , Machado aponta para a Psique Humana, as forças do INCONSCIENTE e as relações sociais. Sua argumentação aborda, por exemplo : O triangulo amoroso, sem o  “PATHOS” Romântico, mas com a presença do Poder, da Sedução, do Dinheiro  e da LIBIDO que , a rigor, regem os homens.

Usando a  AMBIGUIDADE  para nos persuadir e alertar , com seu olhar oblíquo e peculiar,Machado nos conduz pelo Labirinto da realidade e do cotidiano. Seu pessimismo,relativismo e IRONIA , constroem uma prosa desmistificante, desconstrutora, carregada de uma atmosfera de sugestões.

PERSUASÃO, do Latim, “ Persuasone” , significa ato ou efeito de persuadir ,convencer,levar a crer ou aceitar,induzir e sugerir , o que originara em Latim o termo “Persuadere” ,Persuadir.

III - DAS ORIGENS:

ARISTÓTELES, na “ARTE RETÓRICA,  definiu a Retórica  como a Persuasão por meio da Argumentação  , ou seja, Arte de Argumentar : “A Capacidade de ver em  cada caso , o que pode ser capaz de gerar Persuasão.”

Premissas da Retórica :

1 - Argumentação exercendo persuasão,convencimento,por meio do Discurso ( bem falar...bem  escrever...,uso esmerado da norma-culta padrão...provocar o raciocínio...) :

EX. : “ ... A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos , como terá sucedido a outras instituições sociais.”   ( PAI VERSUS MÃE.)

2 -  Busca a adesão e não a veracidade da tese apresentada :

EX.: Em DOM CASMURRO, a possível infidelidade de CAPITU, interessa menos que a discussão sobre Adultério,naquele contexto.

3 - Usa a linguagem COTIDIANA, pois se destina a todo tipo de Publico:

EX.: “...Conceição padecera , a principio , com a existência da Comborça; mas , afinal, resignara-se...``    ( MISSA DO GALO. )

4 - Tem a intenção de mudar a convicção e as atitudes do Publico :

EX.: “... Mas, o livro é enfadonho, cheira a sepulcro,traz certa contração cadavérica ; vicio grave , e alias,ínfimo , porque o maior defeito deste livro  és tu,  leitor.Tu tens pressa de envelhecer e o livro anda devagar ; tu amas a narração direita e nutrida , o estilo regular e fluente , e este livro, e o meu estilo são como os ébrios ,guinam à direita e à esquerda, andam e param ,resmungam,urram,gargalham,ameaçam o céu,escorregam e caem...”
( Memória Póstumas de Brás Cubas.)

IV - BASES DA PERSUASÃO:


Segundo ARISTÓTELES, os fundamentos da Persuasão são os seguintes :


1 - ETHOS.  Argumentos do Orador /Narrador, concede sua credibilidade ao publico/leitor;

2 - PATHOS. Argumentos que envolvem os  sentimentos e  emoções do publico/leitor, Figuras De Linguagem;

3 - LOGOS.Argumentos baseados na Razão

.


V- EXEMPLOS DE TEXTOS LITERÁRIOS :
   
CONTOS:

1 - Missa do Galo ( 1889) :

O clima  erótico  sugerido entre D. Conceição  e o jovem Nogueira atravessa a narrativa, como que para convencer o leitor da nevoa de sedução do texto :

“... Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos , contava eu dezessete,ela trinta.”   ( Ambiguidade).


2 - Pai X Mãe (1906)  :

Denuncia contra discriminação racial demonstrada pelo caráter desigual do tratamento  dado às diferentes  etnias :

“...Nem todas as crianças vingam,bateu-lhe o coração.”  (Ironia Romântica)—Desconstrução, Manipulação.

3 - A sereníssima republica ( 1882) :

Alegoria Política que busca   nos convencer,das marchas e contra-marchas do processo eleitoral Brasileiro :

“... Meus senhores ! Antes de comunicar-vos uma descoberta ,que reputo de algum lustre para o nosso pais, acudistes ao meu chamado...” ( Tradução De La Mancha.)---Parodia.

                 

Referencias Bibliográficas :

Aristóteles -“Arte Retórica. Rio de Janeiro : Ediouro ,1986.
Assis ,Machado de .” Obra Completa”. Rio de Janeiro: Aguilar,1992.
Freud,S.  “Obras completas”.Rio de Janeiro :Imago,1980.
Scarpelli,M.”Machado de Assis,entre a tradição e a modernidade” Belo Horizonte :Ufmg,2003.


Autor : Marco Antonio E, Da Costa.






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