Durante a 2ª Guerra Mundial, os oficiais britânicos conseguiram realizar um dos truques mais impressionantes e bem-sucedidos da história da espionagem. Esta operação é conhecida como Operação Mincemeat.
Em abril de 1943, pescadores de sardinha na costa da Espanha encontraram o corpo em decomposição de um oficial britânico. Documentos pessoais revelaram que o oficial morto era William Martin. Os nazistas pegaram os documentos encontrados no corpo e revelaram cartas de um oficial britânico em Londres a um oficial britânico na Tunísia afirmando que havia uma invasão aliada iminente através do Mar Mediterrâneo da Grécia e Sardenha dominada pelos nazistas. A inteligência reunida pela rede de espionagem nazista foi então transferida para o próprio Hitler, que ordenou que grandes quantidades de tropas fossem enviadas à Grécia em preparação para a invasão iminente.
O corpo de William Martin que foi encontrado e retirado das águas espanholas
Havia apenas um problema ... era tudo um estratagema. O oficial britânico “William Martin” nunca existiu. A verdadeira identidade do corpo afogado era um vagabundo galês cujo corpo foi retirado de um necrotério de Londres. Os mentores por trás disso foram os oficiais da inteligência britânica Charles Cholmondeley e Ewen Montagu. Eles criaram uma elaborada história de fundo para “William Martin”. Para que parecesse verossímil, foram usados carteiras de identidade falsas, cartas pessoais falsificadas, recibos, contas, fotografias e “lixo de carteira”. Eles até deram ao morto um pai e uma noiva. Mais importante ainda, eles acorrentaram ao seu pulso uma pasta contendo documentos de aparência oficial detalhando que a invasão iminente não ocorreria na Sicília. A teia de enganos era tão elaborada que até os próprios espiões de Churchill estavam começando a acreditar na história.
Um dos muitos documentos falsos que mostram que o homem era realmente William Martin
Para os britânicos, foi um grande sucesso. Os alemães caíram completamente no ardil. As tropas alemãs foram enviadas para o lugar errado, deixando a Sicília aberta para a invasão. Isso salvou a vida de milhares de soldados britânicos, canadenses e americanos. Também acelerou o fim da guerra, já que Mussolini foi logo deposto do poder. Um dos truques mais bem-sucedidos e alucinantes da história utilizou um agente secreto que era muito diferente em um sentido em comparação com espiões normais, já que o agente estava morto desde o início.
Artigo de jornal detalhando os eventos que se desenrolaram
Nenhum comentário:
Postar um comentário