Há um mal-entendido neste assunto; os antigos gregos não acreditavam que os deuses viviam no Monte Olimpo, mas ACIMA dele, num lugar etéreo.
Em resposta à pergunta: sim, os gregos antigos escalaram suas montanhas sagradas, há provas históricas e arqueológicas.
A melhor prova disso são as tabuinhas com inscrições em Linear B. As primeiras tabuinhas Linear B dos palácios micênicos incluem listas de santuários antigos e parecem sugerir que as pessoas escalaram antigos santuários nas montanhas. Há relatos sobre a subida ao topo dos montes Ida e Dícti em Creta e do Olimpo, embora não esteja claro a qual Olimpo.
Plutarco registra que muitas vezes havia procissões subindo ao topo do Olimpo macedônio:
As pessoas que colocavam cinzas no topo de algumas montanhas, ou as deixavam lá depois de fazer sacrifícios ali, descobriam, ao voltar lá muitos anos depois, que ainda estavam do jeito que as deixaram. … Plutarco relata que os escritos (γράμματα) deixados lá pelos sacerdotes numa subida (ἀναβασιν) ao Olimpo da Macedônia continuavam lá quando voltavam na peregrinação seguinte.
— Plutarco fr. 191 Sandbach; in Philoponus, On Aristotle’s Meteorologica 1.82
Em 1961, evidências arqueológicas (ruínas) de um santuário de Zeus Olímpico foram encontradas no topo de Agios Antonios, no Olimpo, durante a construção de uma torre meteorológica pela Universidade Aristóteles de Salônica.
Foi uma descoberta empolgante - não apenas pelo fato de estar 2.817 metros acima do nível do mar (o cume mais alto do Olimpo está a 2.917 metros). Os achados incluíam pedestais de estátuas; estelas inscritas e até esculturas. De caráter mais cotidiano, foram encontrados fragmentos de vasos, cerâmicas e moedas de ouro e bronze. Juntamente com os muitos ossos de animais encontrados, a maioria deles foi encontrada enterrada sob uma espessa camada de cinzas, o que aponta fortemente para a evidência de associações de culto e festas religiosas em homenagem a Zeus.
A estação meteorológica de Agios Antonios, com restos do altar de Apolo
O Monte Olimpo com seus vários picos
Um dos melhores exemplos em que as evidências literárias e arqueológicas se complementam está nas estelas com inscrições. Duas estelas gravadas são especificamente dedicadas “para Zeus Olímpico”; isso pode se referir à prática à qual Plutarco e mais escritores se referiam quando os γράμματα, que podem ser interpretados como "letras" ou mais provavelmente neste contexto "escritos", eram colocados na montanha.
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