Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas algumas hipóteses interessantes podem ser consideradas.
No cristianismo, uma das maiores e mais influentes religiões do mundo, uma das passagens mais importantes é a crucificação de Jesus Cristo, que teria acontecido numa sexta-feira, associando ao dia um sentimento melancólico. Além disso, soma-se o fato de que Judas, que traiu Jesus um dia antes, teria sido o décimo terceiro convidado à mesa na última ceia.
A última ceia, de Da Vinci (imagem original)
O número treze também seria associado com azar na mitologia nórdica. A mitologia conta que doze deuses fizeram um banquete, mas um décimo terceiro deus, Loki, apareceu sem ser convidado para estragar a festa, o que teria lançado o mundo na escuridão.
Por isso tudo, ainda hoje acredita-se que ter treze convidados sentados à mesa atrai azar. Além disso, alguns hotéis não possuem quartos com o número treze para afastar qualquer mau agouro.
Outro evento que marcou o dia do azar aconteceu exatamente na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, quando os membros dos Cavaleiros Templários foram presos em massa, acusados de heresia pelo rei Philip IV, da França, com apoio do papa Clemente V.
Existe uma lenda interessante relacionada com essa tema. Diz-se que, quando Jacques de Molay, Grão-mestre dos Cavaleiros Templários foi queimado na fogueira, ele praguejou ao rei Philip IV e ao papa Clemente V, que assistiam à execução, que ambos rei e papa responderiam por seus crimes perante Deus antes do ano terminar, e que amaldiçoada seria a linhagem do rei da França.
Execução de Jacques de Molay (imagem original).
De fato Clemente V e Philip IV morreram dentro de um ano após a execução de Jacques de Molay. Além disso, em menos de quinze anos, todos os descendentes de Philip IV morreram, acabando com a dinastia da casa Capeto no trono da França. Não existem evidências concretas de que de Molay de fato amaldiçoou o rei e o papa, mas não deixa de ser uma lenda interessante.
Voltando à sexta-feira, no Reino Unido, esse dia já foi conhecido como o dia do enforcado, pois era nesse dia que os condenados à morte eram enviados para a forca, ajudando a popularizar ainda mais a imagem sinistra do dia.
Um conjunto de crenças, superstições, mitos, lendas e fatos históricos é o que de fato transformou, ao longo de séculos, a sexta-feira treze no que conhecemos hoje, um dia de suposto azar e mau agouro. E talvez os filmes de terror de sexta-feira 13 tenham ajudado um pouquinho recentemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário