Pedro, o Grande, (Пётр Вели́кий, Pyotr Velikyi) foi o primeiro governante da Rússia a usar o título de Imperador. Até ele, os chefes de Estado da Rússia eram conhecidos apenas como Tzares. Ao se chamar de Imperador de todas as Rússias, ele se colocou em igualdade de ranking ao Imperador Romano-Germânico em Vienna e ao Sultão em Constantinopla.
ACIMA: Pedro I da Rússia (Pyotr Alekseyevich ou Пётр Алексе́евич) retratado por Godfrey Kneller). Sir Godfrey Kneller (1646-1723) - Peter the Great, Tsar of Russia (1672-1725)
Pedro fez um tour na Europa Ocidental, semi-disfarçado, se tornando um imenso eurófilo e levando para a Rússia a moda e a cultura do ocidente europeu, chegando a mandar toda a sua corte abandonar os costumes russos.[1] A partir do seu reinado, toda a aristocracia se vestia como seus pares da França e da Alemanha.
Pedro um aficcionado por navios,[2] e levou para a Rússia a tecnologia para construir uma Marinha. Conquistou uma saída para o golfo da Finlândia, onde ordenou a construção de São Petersburgo (ao custo de inúmeras vidas de camponeses), e para o Mar Negro (onde entrou em conflito com os tártaros e os otomanos).
Notas de rodapé
Nenhum comentário:
Postar um comentário