Diógenes de Sinope humilhando Alexandre o Grande.
Diógenes foi um filósofo grego conhecido como "O Cínico". Uma figura muito controversa que criticava os valores sociais e as instituições daquela sociedade que considerava corrupta e confusa.
Ele desprezava a honra, a riqueza e o respeito.
A lenda diz que Alexandre foi procurá-lo. Queria cumprir um dos desejos de Diógenes. Quando perguntou o que desejava, Diógenes simplesmente respondeu
"Quero que você saia daí, está tampando o sol.”
Hehehehehe… Diógenes era maluquinho. Lembre-se de que, naquela época, Alexandre era o homem mais poderoso do planeta. Num estalar de dedos ele poderia mandar colocar a cabeça de Diógenes numa bandeja.
Mas, como Alexandre era o modesto naquela situação, ele enfrentou a humilhação como um homem. Ele até mesmo disse que o "Cínico" tinha culhões:
Ele ficou tão chocado, e admirou tanto a arrogância e a grandiosidade de um homem que não sentia nada além de desprezo por ele, que disse para seus seguidores, que riam e tiravam sarro de Diógenes conforme se afastavam: "Falando sério: se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes". Diógenes ouviu e replicou: "E se eu não fosse Diógenes, eu quereria ser Diógenes também."
Eis um homem que dominou a arte de humilhar.
Outro incidente ocorrido entre os dois, apesar de não ter sido confirmado, diz que Alexandre encontrou Diógenes observando atentamente uma pilha de ossos humanos. Diógenes explicou: "Estou tentando achar os ossos de seu pai, mas não consigo diferenciá-los dos ossos de um escravo."
Tiro meu chapéu para este cara… Ele era muito corajoso.
Ou suicida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário