Resposta de Eduardo Santos para Quem foram os Citas?
De facto, era um povo nómada, mas tinham algumas peças de arte. Especialmente ourivesaria, em parte de origem grega, em parte criada pelos próprios. Outro aspecto em que os seus gostos artísticos se manifestavam era no vestuário.
«A chamada arte cita caracteriza-se principalmente por objetos decorativos, tais como joias, produzidos por tribos nômades em uma região conhecida como Cítia, que se estendia desde o interior da Mongólia até à Rússia Europeia. É também chamada de arte das estepes e foi produzida entre os séculos VII e III a.C., quando então os citas foram deslocados pelos sármatas.
Quando os citas entraram em contato com a Grécia, seu artesanato se influenciou pela arte grega. A arte cita com joias de ouro é altamente valorizada e uma grande coleção está hoje no Museu Hermitage em São Petersburgo, bem como em museus da cidade de Miskolc, na Hungria. Recentemente, arqueólogos encontraram vários outros objetos em regiões da Sibéria, Ucrânia e Hungria.
Os citas trabalhavam com uma grande variedade de materiais, tais como ouro, madeira, couro, ossos, bronze, ferro, prata e eletro. Eles se estabeleceram em locais como Belsk, na Ucrânia, que era possivelmente a capital da civilização, Gelono, como descrita por Heródoto.»
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Arte cita – Wikipédia, a enciclopédia livre
«Os citas não eram grandes artesãos. A cerâmica que por eles produzida era rústica e primitiva. Mas isso não significa que eles não apreciavam a boa arte. Muito bom material foi encontrado em sites arqueológicos citas. O facto é que, na maioria das vezes, eles próprios não o criaram. A grande arte associada aos citas é feita principalmente por artesãos gregos que viveram ao redor do Mar Negro. Os citas pareciam ter uma vida confortável o suficiente do comércio e pilhagem para comprar arte de outras civilizações. Os citas tornaram-se muito ricos e puderam comprar muitas obras de arte
Grande parte das suas peças artisticas era pequena e compacta. Tinha que ser carregado a cavalo. Os objetos de arte incluíam joias, armas decoradas, peças de tendas ornamentais e objetos de ouro em uma variedade de formas. Porque sua riqueza tinha que ser portátil. Objetos decorativos pequenos, mas fortes, faziam mais sentido do que objetos grandes e delicados. Alguns cavaleiros tinham placas de ouro do tamanho de selos postais costuradas em suas roupas.
Os motivos mais comuns na arte cita eram os leopardos-das-neves, águias e veados. A maioria eram animais mais prováveis de serem encontrados em sua terra de origem, nas montanhas Altai, em vez de animais encontrados nas estepes, como lobos, coelhos e antílopes. Os animais de Altai podem ter sido valorizados porque se acreditava que traziam sorte ou força. Curiosamente, os cavalos raramente são retratados.
As imagens também incluíam grifos e leões com chifres, influências da Pérsia e da Assíria, decorações da China, figuras humanas de estilo grego e alces da Pérsia e da Sérvia. Os citas pareciam gostar particularmente de animais em combate. Os animais frequentemente apareciam em formas estilizadas, quase abstratas, e incluíam coisas como pássaros pendurados em chifres e cascos.
Também havia poucas imagens de humanos, mas muitas vezes eram misteriosas. Uma placa mostrava um leopardo comendo uma cabeça humana. Uma bainha mostrava uma mulher sentada em banquinhos tombados. Outro mostrava um homem puxando o cabelo de outro homem.
Os citas amavam ouro. Artefactos de ouro citas - que incluíam animais realistas e finamente trabalhados e figuras humanas com detalhes requintados e um maravilhoso trabalho de filigrana - foram encontrados da Hungria ao Cáucaso.
Muitos dos melhores artefactos citas foram criados por ourives gregos. Os eruditos raciocinaram que os citas, em geral, eram nômades demais para ter paciência para sentar, aprender e depois praticar um ofício difícil.
A arqueóloga Ellen Reeder disse ao Smithsonian: “Era uma relação simbiótica. Os gregos, que não queriam deixar as cidades na costa norte do Mar Negro, ficaram felizes em trabalhar com os citas, que não queriam abandonar sua vida nômade. “O resultado foi“ uma maravilhosa cultura mista ”. Acredita-se que o ouro em si tenha vindo dos Urais, da Ásia Central ou da região de Altai.
Um pensamento interessante sobre o objeto de ouro da tumba em Tuva (um site arqueológico muito famoso) é que é improvável que tenha sido feito por gregos. A descoberta mostra que os citas eram ourives habilidosos por seus próprios méritos e desenvolveram a fabricação de ouro em uma forma de arte antes de encontrar os gregos. Pazinger disse à National Geographic: “É difícil imaginar que essas peças finas tenham sido feitas por pessoas que moram em barracas.“ Ele acredita que foram feitas por alguns artesãos assentados na região com o ouro coletado na lavagem de cascalho em riachos das montanhas da região.
Os citas tinham ligações comerciais com a Grécia, Pérsia, Judeia e Egito e, por intermédio de comerciantes gregos no Mar Negro, agiam como intermediários entre o mundo clássico ao sul e os povos fronteiriços ao norte e ao leste. Da estepe vinham grãos, mel, peles, gado e escravos que eram trocados por vinho grego, tecidos de cerâmica, azeite, espelhos de bronze, contas egípcias, armas e obras de arte.
Os citas não eram agricultores, mas podem ter controlado o comércio de grãos ao redor do Mar Negro, onde havia várias colônias gregas. A região do Mar Negro era o supermercado fornecedor da Grécia. Os grãos exportados de lá mantiveram a civilização grega funcionando e enriqueceram os citas. Os citas também controlavam o fluxo de peles e madeira.»
Reconstituição de vestuário cita
Reconstituições artisticas.
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