- Ragnar Lodbrok (século 8 ou 9 - 9 DC)
Se Ragnar era um amálgama de vários homens ou existia à sua direita, as sagas nórdicas atribuem a ele a invasão e colonização do reino da Nortúmbria na Inglaterra e o grande ataque a Paris em 845 DC. Embora na época Paris fosse uma cidade relativamente pequena - localizada na ilha do rio Sena conhecida como Ile de la Cité - era a capital da Frankia Ocidental e o centro do poder, civilização e comércio na Europa Ocidental.
A operação resultou em um suborno pago pelo rei da Frankia, Carlos, o Calvo.
No valor de 7.000 livres (mais de duas toneladas e meia de prata e ouro), isso foi o suficiente para fazer os vikings se retirarem, pelo menos por um tempo.
- Harald Fairhair (850-932 AD)
Não se sabe muito sobre Herald Fairhair como muito poucas fontes contemporâneas que mencionam este rei sobreviveram.
O que sabemos é que ele nasceu por volta de 850 DC e, muito jovem, começou a conquistar os pequenos reinos da costa da Noruega.
Após a Batalha de Hafrsfjord em 872 DC, que resultou na unificação da Noruega - aos 22 anos - ele foi reconhecido como o primeiro rei dos noruegueses.
O efeito de sua ascensão ao poder levou seus oponentes para fora, espalhando assentamentos Viking em todo o norte da Europa na Islândia, nas Ilhas Orkney, nas Shetlands, nas Hébridas, nas Ilhas Faroé e no norte da Inglaterra.
Após reinar por 28 anos, Harald morreu de causas naturais em aproximadamente 933.
- Gaange Rolf, Rollo (AD 860-930)
Um tema de Harald Fairhair, Gaange Rolf mais conhecido como Rollo nasceu por volta de 860. Quando jovem, ele invadiu a costa da Irlanda e da Escócia, e em 911 ele se juntou a uma expedição de forças Viking combinadas para navegar pelo rio Sena para tomar Paris (novamente).
O rei da Frankia Ocidental, Carlos, o Simples, pagou aos invasores 700 libras de prata para partir.
Mais importante ainda, Carlos ofereceu terras a Rollo em troca de um juramento de fidelidade e proteção ao reino da Frankia.
Rollo e seus vassalos Viking se estabeleceram na costa norte da França, uma área agora conhecida como Normandia, e fundaram uma dinastia que mais tarde incluiu Guilherme, o Conquistador.
Rollo foi batizado na igreja cristã com o nome de Robert, embora tenha continuado a adorar os deuses nórdicos até sua morte.
- Gorm, o Velho (c. 900 DC - c. 958)
Mesmo no auge da Era Viking, à medida que avançavam para o continente com seus ataques e assentamentos forçados, os nórdicos se viram alvo de um contra-ataque cultural europeu na forma de missionários cristãos.
Um nórdico, que resistiu a essa mudança cultural, era o rei da Jutlândia, no que hoje é o norte da Dinamarca, chamado Gorm, o Velho - não por sua idade, mas por sua dedicação aos deuses antigos.
Nascido por volta do ano 900, ele se tornou o primeiro rei historicamente reconhecido de toda a Dinamarca em 936 e governou até sua morte em 958.
- Harald Bluetooth (AD c. 936 - c. 986)
Oficialmente chamado Harald Gormsson - o filho de Gorm, o Velho - nasceu por volta de 935. Após a morte de seu pai em 958, Herald tornou-se rei da Dinamarca e até mesmo temporariamente se tornou rei da Noruega por volta de 970. Erguendo o que agora são chamadas de pedras de gelatina (que são as fontes das inscrições rúnicas mais conhecidas na Dinamarca) para homenagear seus pais, Harald continuou seu programa de reforçar as existentes e construir novas fortificações defensivas para proteger seu reino dos saxões.
Seu reinado também viu o início da conversão em grande escala dos vikings dinamarqueses ao cristianismo.
- Sweyn Forkbeard (DC c. 960 - 1014)
Sweyn tem sido referido por muitos nomes, incluindo Sweyn Forthchog (Sweyn Forkbeard), Sweyn Dateniad (fontes em inglês);
também Svein, Svend, Swegen e Sveinn Tjúguskegg, mas nenhum deles se compara ao nome que ele deu a si mesmo.
Sweyn se revoltou contra seu pai, Harald Bluetooth, e conquistou o trono no final de 986 ou início de 987. Em 1000 DC, Sweyn governou a maior parte da Noruega e foi o primeiro monarca dinamarquês a cunhar moedas com sua imagem, sob a inscrição Sven, rei dos dinamarqueses.
Em 1013, após um longo período de campanha contra os ingleses, ele foi proclamado rei da Inglaterra, mas morreu apenas cinco semanas após o dia em que foi declarado rei.
- Eric, o Vermelho (AD c. 950 - c. 1003)
Erik Thorvaldsson (apelidado de "o Vermelho", provavelmente devido à cor de seu cabelo), nasceu em 950 DC. Depois de ser banido por três anos após uma rivalidade com outros colonos em 982 DC. Ele passou aquele tempo no exílio explorando e embora Erik, o Vermelho, às vezes é creditado com a descoberta da Groenlândia, é mais provável que o Norseman já soubesse de sua existência.
O que Erik conseguiu, no entanto, foi encontrar áreas sem gelo que suportassem o cultivo.
Retornando à Islândia em 985, Eric conseguiu convencer um número suficiente de noruegueses a estabelecer propriedades e assentamentos ao longo da costa sudoeste da Groenlândia.
- Leif Erikson (AD c. 970 - c. 1020)
Quando menino, Leif Erikson seguiu seu pai, Erik o Vermelho, para os novos assentamentos na Groenlândia, mas no ano de 999, Leif navegou para o oeste com 35 homens em uma viagem de descoberta.
Ele fez três landfalls: o primeiro ele chamou de Helluland ("Flat-Rock Land" que pode ter sido Baffin Island), próximo Markland ("Forest Land", possivelmente Labrador) e, em seguida, Vinland ("Land of Grapes", que agora se pensa estar na área do Golfo de São Lourenço).
Em Vinland, ele estabeleceu um assentamento, mas o conflito com os nativos locais, que os nórdicos chamaram de “skraelings”, acabou tornando o assentamento insustentável e os sobreviventes voltaram para a Groenlândia.
- Harald Hardrada (AD c. 1015 - 1066)
Em meados do século 11, a Era Viking estava em declínio.
Muitos historiadores consideram Harald como o último dos grandes governantes Viking.
Ele se estabeleceu com sucesso como o rei da Noruega, que governou por duas décadas sob o apelido de Harald Hardrada (“O Governante Duro”).
No ano de 1066, ele voltou seus olhos para a Inglaterra.
Harald foi derrotado na Batalha de Stamford Bridge contra as forças do rei inglês Harold Godwinson.
Embora Harald tenha morrido na batalha, ele teve uma espécie de vingança: três dias depois, os normandos desembarcaram na costa de Sussex, centenas de quilômetros ao sul, onde Guilherme, o Conquistador, começou sua campanha para assumir o trono inglês e mudar a história britânica.
Espero que tenha gostado da resposta! caso tenha gostado deixe o like e siga meu perfil para mais conteúdos desse tipo no seu feed. Caso queira adicionar ou corrigir algo deixe no espaço de comentários que certamente irei responder ;)
Fonte de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário